Brasil-Europa: Notícias atuais da organização de estudos de processos culturais em relações internacionais - A.B.E.

Brasil-Europa
Notícias atuais
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (NG)
Academia Brasil-Europa (A.B.E.)
Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa (I.S.M.P.S.e.V.)
 
 

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31.03.2014

Ribeirão Preto. Temporada de 2014 da Cia. Minaz: concertos de música sacra. Durante a temporada de 2014 a Cia Minaz vai apresentar oito concertos em teatros e templos da região de Ribeirão Preto. As apresentações serão realizadas por solistas e corais da companhia, além de instrumentistas convidados com obras de Schubert, Haydn, Bach, Vivaldi, Pergolesi, Manoel Dias de Oliveira e Padre José Maurício Nunes Garcia. (J.G. M.Guimarães)



28-30.03.2014

Bad Driburg. Cultura das águas na Vestfália, paisagismo e estudos culturais. Dando continuidade a trabalhos realizados no ano de 2013 na França, em particular em Vittel e em Vichy, esta última modêlo urbano-paisagístico de Lambari, em Minas Gerais, abriu-se programa dedicado a balneários alemães de 2014 com uma visita à cidade de Bad Driburg e localidades adjacentes. Essa estância é uma das muitas da região central da Alemanha - o Leste da Vestfália - localizada entre a Floresta de Teutoburgo, Montanhas de Egge e Saarland. Foram cidades muito procuradas no passado por intelectuais, políticos e artistas, sendo hoje ainda florescentes como cidades de tratamento e reabilitação. Possuem, como as cidades francesas consideradas, significado para os estudos culturais, arquitetônico-urbanísticos, assim como no sentido do projeto „Poética da Urbanidade“. Em Bad Driburg, salienta-se sobretudo o Parque do Condado, pertencente à família dos Condes de Oeynhausen-Sierstorpff um dos mais significativos exemplos de paisagismo inglês na Europa Central, com árvores ainda plantadas no século XVIII. Ali trabalharam renomados paisagistas; o edifício das fontes, da época da Independência do Brasil, é´alcançado por uma alemada ladeada de casas de enxamel. Pela sua conservação e configuração, foi premiado pela Sociedade Alemã de Arte de Jardins e Paisagens em 2001. Bad Driburg e redondezas oferecem ainda sob vários outros aspectos interesse para os estudos culturais, entre outros pelos museus de Etnografia que abriga, tanto dos missionários da Casa S. Xavier como no museu particular de Ciências Naturais, Etnologia e Cultura Regional no castelo de Nenheerse, e que guardam também materiais vindos do Brasil.



16-20. 03. 2014

Bad Laaphe. Museu internacional de rádios Hans Necker. No âmbito do retiro do círculo interno da A.B.E. em Saarland (Veja notícias), visitou-.se Bad Laaphe, sede do Museu Internacional de Rádios Hans Necker.Esse museu possui uma coleção única de aparelhos de rádio. Possui ca. de 1100 rádios expostos permanentemente, com mais de 3000 nos depósitos, na sua maior parte em funcionamento, além de um arquivo de planos de emissão e, assim, de documentos da história do rádio e de uma cultura de entretenimento. Os mais antigos aparelhos datam dos anos vinte, do tipo „detetor“, seguindo-se os de cilindros dos anos 30, 40 e 50, até aos rádios estereofônicos dos anos 60. Lembrou-se que o Rádio no Brasil foi tema considerado em Colóquio da A.B.E. no âmbito do Triênio pelos 500 anos, em 2001, quando salientou-se o seu significado para a história da música popular, considerando-se em particular o significado dos programas de auditórios e de calouros em processos sócio-culturais. Como exemplo, consideram-se programas de emissão da antiga Rádio Educadora Paulista a partir de planos originais de emissão do início da década de 30, analisando-se as relações entre música erudita e música popular, nacional e estrangeira.



16-20.03.2014

Pais de Wittgenstein. Brasiliana: coleção de livros raros referentes ao Brasil. Na estadia no Hotel Jagdhof Glashütte (Veja notícia), ofereceu-se ao editor uma coleção de obras raras dos séculos XIX e início do XX de significado para os estudos referentes ao Brasil em reconhecimento pelos trabalhos relativos à emigração alemã e às cidades e regiões de passado colonial alemão no Brasil. Estas obras passam a ficar à disposição dos demais membros da organização e dos participantes de ciclos de estudos. Serão objetos de estudos para textos que deverão ser publicados na Revista Brasil-Europa. (S. Hahne)



16-20.03.2014

Hotel Jagdhof Glashütte. Retiro de estudos de membros do círculo interno mantenedor da A.B.E.: leituras - J. W. v. Goethe e os estudos culturais. Por motivo da passagem dos 65 anos do editor e presidente das instituições, os membros que financiam através de subvenções e doações a organização reuniram-se no Châteu Hotel Jagdhof Glashütte. Situado em Saarland, pais de Wittgenstein, região montanhosa coberta de florestas do centro da Alemanha, distante de grandes cidades, o local foi escolhido por ser adequado à concentração. Além de recordar-se a vida e as atividades do editor e considerar-se os trabalhos realizados nos últimos 40 anos na Alemanha, escolheu-se como tema de leituras e meditações alguns textos de J. W. v. Goethe de particular interesse para os estudos culturais, em geral pouco considerados. Foram textos que tratam em especial de tradições na Alemanha- por exemplo de festas católicas na região do Reno -  e de expressões populares na Itália, entre outras a do carnaval e do desempenho de papéis femininos por homens em encenações, fatos conhecidos de Portugal e do Brasil do passado, assim como dos efeitos acústicos de cantos de gondoleiros em Veneza. Antecipando de muito procedimentos conhecidos de um Darius Milhaud relativamente à passagem de cortejos carnavalescos no Rio de Janeiro, Goethe salientou aqui a relevância do espaço e do movimento das barcas com os cantores para o efeito sonoro, adquirindo o seu texto significado para estudos de relações entre Música, Arquitetura, Urbanismo e Estudos Culturais.



20.03.2014

Alagoas. Estudo sôbre a vida de mestres na arte de versar. O pesquisador Olegário Venceslau da Silva, membro da Academia Alagoana de Cultura, da Academia Maceioense de Letras e da Comissão Alagoana de Folclore, comunica que o jornal O Dia publicou um estudo histórico-literário de sua autoria sôbre a vida de grandes vates chãpretenses, entre êles Paulo Duarte, Pedro Teixeira e Maria Rebelo. (O.A.W.)



20.03.2014

Uberlândia, MG. Pesquisa de música da Pomerânea no Brasil. Neubiana Silva Veloso Beilke, da Universidade Federal de Uberlândia, pomerano, dedicando-se à linguística aplicada e ao estudo de música alemã no Brasil, entra em contato com a A.B.E. manifestando o seu interesse em cantos em baixo alemão levantads em pesquisas da imigração. (O.A.W.)



19.03.2014 

São Paulo. Lançamento. O discurso presente: A fala da pessoa com deficiência, Eliane Andreoli. A autora procurar que pessoas com deficiência intelectual podem se beneficiar com práticas artísticas. A partir de contatos com obras de Tarsila do Amaral, alunos seus desenvolveram significativo trabalho de cunho estético e, como consequência, melhoraram suas relações sociais. Editora Reflexão, 2014. O livro foi lançado na Livraria da Vila, em São Paulo. (J. G. M. Guimarães)



15.03.2014

Itália. Viagem de atualização de conhecimentos a cidades do Norte da Itália. A interrupção de ciclos de estudos e seminários da A.B.E. devido a circunstâncias de força maior, e que levou á decisão de concentrar os trabalhos do corrente ano a balanços e reajustes do caminho percorrido nos últimos 40 anos com base em documentos de arquivo, não pode desviar a atenção de desenvolvimentos atuais. Por essa razão, apoiou-se viagem de membros da organização em grupo de 17 pessoas a cidades do Norte da Itália com o objetivo de atualização de conhecimentos de situações in loco, de tendências e renovação de contatos. Essas cidades, entre elas Veneza, Vicenza, Pádua e Florença,  haviam sido consideradas em diferentes ocasiões. As impressões e os dados agora recebidos deverão fornecer as bases para comparações e atualizações posteriores, sendo os resultados previstos para divulgação na Revista Brasil-Europa.



14.03.2014

Lisboa. Balanços de trabalhos referentes aos Açores no âmbito do I.S.M.P.S.. Como decidido em reunião e anunciado (Veja Notícia), os trabalhos do corrente ano da A.B.E. e do I.S.M.P.S. são dedicados sobretudo a balanços dos caminhos percorridos nos últimos 40 anos. Esse intento, que tenho como objetivo a reconscientização de objetivos, de reajustes e reorientações para o trabalho futuro, baseia-se em materiais dos acervos das instituições, já de interesse histórico. O levantamento e a elaboração desses materiais vem sendo realizada por membros do Centro de Estudos Brasil-Europa. Paralelamente, tem-se procurado concatenar esse material com documentos conservados em Portugal. Em intensa comunicação, essas fontes vem sendo consideradas conjuntamente para a reconstrução fundamentada de fatos e decorrências. O.A.W.



13.03.2014

Atualidade de Wagner na pesquisa e ressonâncias de textos da Revista Brasil-Europa. O ano Wagner 2013 foi não apenas marcado por eventos e publicações várias, como deu ensejo a estudos que apenas no corrente ano passam a ser publicados. Esse é o caso de artigos dedicados a concepções e problemas teóricos da sua obra, que marcam o número mais recente da revista da Sociedade Alemã de Musicologia (O. Panagl, „Die Tonsprache ist Anfang und Ende der Wortsprache“; Zur Diktion der Opern und Musikdramen Richard Wagners“, R. Kleinertz, „Richard Wagners Begriff der ‚dichterisch-musikalischen Periode‘“, Die Musikforschung 67/1, 2014, 1-25 e 26-47). A Revista Brasil-Europa, no seu primeiro número do corrente ano, dedicado a balanços do passado, recordando a presença do Brasil no Centenário dos Festivais de 1976 e as questões então levantadas, contribui a dar maior profundidade histórica a esses intentos, trazendo á consciência que muitas das questões agora tratadas necessitam ser consideradas à luz de interações internacionais já há muito iniciadas (http://revista.brasil-europa.eu/147/Brasil-em-Bayreuth_1976.html). Em mensagem de 9 de marco, Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, salienta o interesse dos textos relativos ao Festival de Bayreuth, as relações de Dom Pedro II com esse templo wagneriano, as menções a Coburgo para a biografia de Dom Pedro II, assim como as indicações sobre a biblioteca de Osterlein para a pesquisa histórica respectiva. (http://revista.brasil-europa.eu/147/Pedro-II-e-Bayreuth.html) Comunica que em maio realizar-se-há, no Rio e em São Paulo, o lançamento de livro de sua autoria sobre Dom Pedro II na Alemanha, atualmente na impressão. O. A. W.



08.03.2014

Rio de Janeiro. Edição Especial do jornal eletrônico do IDII. O Instituto D. Isabel I anuncia a publicação de edição especial de março de 2014 do seu informativo Resgate. Entre os dados transmitidos, dedica-se especial atenção a eventos relacionados com Pedro II no Ceará, realizados na Academia Cearense de Letras, no Museu do Ceará, pela Prefeitura de Fortaleza, assim como celebração de Missa na Catedral. O.A.W.



07.03.2014

Gerhard Winkler. Exposição e lançamento de livro. Kuckei + Kuckei informam a abertura de exposição com obras de G. Winkler no dia 15 de Março, sendo que amostra se prolongará até o dia 26 de Abril. O autor vem fotografando há 25 anos peixes, realizando posteriormente cópias em gelatina de prata coloridas à mão, nos quais os peixes surgem em tamanho natural sôbre fundo branco. Dá continuidade, assim á tradição da ilustração científico-natural/artística. No decorrer dos tempos criou uma coleção de fotografias sobretudo de peixes do Mediterrâneo e do Atlântico. Paralelamente, lança-se um romance do autor. O.A.W.



06.03.2014
Toronto, Canadá. York University, Canada. Andrea C. Valente, doutoranda da York University, vinculada a centros de estudos germânico e europeu, entra em contato com a A.B.E. inscrevendo-se como correspondente. Seu campo de interesses é o da Literatura Comparada, Tradução Cultural (Performance, Cinema), e Estudos Transnacionais relacionados com o Brasil e países de língua alemã. O. A. W.



06.03.2014

São Paulo. Prof. Roberto Dante Cavalheiro Filho - Conselheiro do I.S.M.P.S. Indicado na última assembléia do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa, em dezembro de 2014, o Prof. Roberto Dante Cavalheiro M.A. aceitou o convite para atuar como Conselheiro do ISMPS. Professor da Faculdade de Música Santa Marcelina, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em música pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, R. D. Cavalheiro Filho lecionou em várias instituições de São Paulo, entre elas por 30 anos na Escola Municipal de Música. Foi co-fundador e membro da diretoria da Sociedade Nova Difusão. O.A.W.



05.03.2014

São Paulo. Lembrando Luiz Roberto Borges (1942-1993). Tomando conhecimento que o atual número da Revista Brasil-Europa rememora os 30 anos da morte de Roberto Schnorrenberg (Veja http://revista.brasil-europa.eu/147/Brasil-em-Hamburg_1974.html), a Dra. Neide Carvalho lembra de concerto realizado no Mosteiro de S. Bento, no 24 de novembro de 2013, co-dedicado aos 20 anos de falecimento de Luíz Roberto Borges. Há especial razão para a A.B.E. lembrar o seu nome, pois foi êle que, como regente do Madrigal das Arcadas, realizou o concerto inaugural da Sociedade Nova Difusão, à qual remonta a  Organização de Estudos de Processos Culturais em Relações Internacionais, em 1968. Luís Roberto Borges fundou, em 1970, a Sociedade Pró Música Sacra, tendo apresentado em igrejas e salas de concerto grande número de obras. Criou o Festival de Corais da Sociedade Pró Música Sacra em 1972. Regeu também a Orquestra Filarmônica de São Paulo e o Conjunto de Metais da Cidade de São Paulo. Pela execução da Missa em Si menor BWV 232 de J. S. Bach no Memorial da América Latina, em 1990, recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte. O programa no Mosteiro de S. Bento constou de obras de A. Vivaldi, H. Purcell, G. P. Telemann, F. Geminiani, R. Montavano, Josquin des Près, W. Byrd, e C. Monteverdi sob a regência de Vitor Gabriel e participação de Alexandre Pimenta do Núcleo de Música Antiga do Estado de São Paulo. O.A.W.



05.03.2014

São Paulo. Sylvia Maltese - membro da A.B.E. e conselheira do I.S.M.P.S.. A pesquisadora e pianista Sylvia Maltese, que vem realizando notável obra de intérprete e gravação de composições de interesse histórico, em particular de músicos paulistas (Veja notícias), passa a pertencer como conselheira à A.B.E. e ao I.S.M.P.S. O.A.W.



01.03.2014

Portal Brasil-Europa em nova configuração - Hino Nacional na Catedral de Colonia. Dando continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos por membros do I.S.M.P.S. de reconfiguração de páginas dos sites e de exames de arquivos e acervos, foi colocado no ar nova página do Portal Brasil-Europa em versões em português e em alemão. Para além do grande número de imagens consideradas, que procuram oferecer um panorama  de eventos realizados desde o congresso que abriu o presente século em 1999, incluiu-se um trecho do Hino Nacional executado ao órgão da Catedral de Colonia por ocasião do seu encerramento. Como mencionado em notícias anteriores, apresentações musicais e  conferências de simpósios e colóquios efetuados no decorrer das últimas décadas foram na sua maior parte registradas. O.A.W.http://www.brasil-europa.eu/Brasil-Europa/Portal.html



28.03.2014

Goiânia. Pesquisas em História da Educação e da Cultura no Brasil Central. A Profa. Dra. Maria Augusta Calado Rodrigues vem desenvolvendo pesquisas relacionadas com um educador e músico hoje esquecido da cidade de Goiás que o revelam como personalidade extraordináriamente ativa na vida educativa, cultural e musical da primeira metade do século XX. Pai da conhecida cantora e folclorista Ely Camargo, foi conhecido em Goiânia apenas como professor de escola secundária e, assim, ignorado no seu real significado. Tendo levantado materiais em posse de familiares e antigos alunos, além de notícias em jornais e partituras, a pesquisadora constata o seu significado para o estudo do movimento coral e da prática orfeônica no Brasil Central muito antes das atividades de H.Villa-Lobos. Referindo-se a várias matérias publicadas na Revista Brasil-Europa, constata assim também para o interior do Brasil a necessidade de um aprofundamento histórico dessas concepções educativas. (http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM17-01.htm;.http://revista.brasil-europa.eu/147/Movimento-Coral_Brasil-Alemanha_1974.html). O.A.W.



27.02.2014

Nova edição reconfigurada  da Revista Brasil-Europa de 2009 - Atualidade da Ucrânia. Republicou-se, de forma reconfigurada, os seis números da revista Brasil-Europa de 2009 (117-122). Ambas as edições permanecem registradas. As inovações foram sobretudo visuais e consistiram na inclusão ou substituição de imagens e introdução de um quadro explicativo que, precedendo o texto, expõe escopo e as circunstâncias necessárias à sua adequada compreensão. Evita-se, assim, que o leitor tenha sempre que recorrer a outras páginas da edição. Os textos não sofreram alterações substanciais, consistindo estas em correções ortográficas ou separações de frases em parágrafos por demais longos. Essa reconfiguração foi realizada por iniciativa e de forma idealista por colaboradores da ABE/ISMPS com conhecimentos técnicos. Alguns dos complexos temáticos tratados em 2009 são de particular atualidade, merecendo ser relembrados, como é o caso dos estudos referentes à Ucrânia, presente no momento na atenção pública  Os principais temas tratados nesses números são:





Comunicação em contextos culturais complexos e teoria sistêmica

150 anos do Teatro São Pedro, Porto Alegre


Relações Atlântico-Pacífico
Panámá, Costa Rica, Colombia e Brasil




Teoria da Evolução  e Estudos Culturais: Europa-Brasil-Austrália
Ano Darwin 2009




Cultura e Ética. Relações franco-alemãs e Hemisfério Sul, Alsácia e Brasil.

Nova Zelândia, Austrália e Brasil



Presença de brasileiros em Paris

França-México e Brasil



Estudos do Leste Europeu e Estudos Euro-Brasileiros

Países-Baixos/Alemanha: Estudos Guilherminos e o contexto brasileiro

Ano Schiller: „Sobre a Educação Estética do Homem“


O.A.W.


26.02.2014

Dra. Maria Augusta Alves Barbosa (1912-2012). Esclarecimentos de imagem que vem sendo difundida sem citação de fonte. Está sendo reproduzida pela Internet, sobretudo em paginas portuguesas, uma fotografia da Profa. Dra. Maria Augusta Alves Barbosa sem menção à página da Revista Brasil-Europa da qual foi retirada. Esta foto foi publicada já no primeiro número da revista (http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM01Index.htm), e, em particular, no contexto próprio onde surgiu, no numero 19 (http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM19-06.htm.)


Torna-se necessário elucidar as circunstâncias em que surgiu essa imagem e o seu significado. É um registro raro, pois Dra. Maria Augusta A.Barbosa sempre manteve extrema reserva e discreção no escrever, no falar e em deixar-se fotografar. O retrato  faz parte de uma foto maior que é conservada nos acervos da A.B.E./I.S.M.P.S., que possu os direitos..


A Profa. Dra. Maria Augusta Alves Barbosa foi uma das co-idealizadoras, co-fundadoras e até o seu falecimento, centenária, em 2012, Presidente de honra por Portugal do Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Lingua Portuguesa (ISMPS e.V.). A passagem do seu centenário foi comemorada em sessão do ISMPS em 2012.


Os estreitos elos do Brasil com a Profa. Maria Agusta Barbosa remontam a 1975, quando atuava no Instituto de Musicologia de Colonia, preparando o seu doutoramento. Após anos de estudos em Berlim, ocupava ela no Instituto uma posição de relevância, com sala própria e extraordinário acervo bibliográfico referente á música portuguesa e que ela colocou generosamente à disposição para ser utilizado para os trabalhos brasileiros.


Com ela e outros pesquisadores portugueses e brasileiros, realizaram-se a partir daí encontros e conferências que foram as primeiros que procuraram unir correntes de pensamento e métodos vindas do Brasil com aquelas de sua formação. Objetivo era o de institucionalizar adequadamente a musicologia no sistema universitário, tanto no Brasil como em Portugal. Os preparativos para a criação das Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa foram de perto acompanhados.


A Profa. Maria Augusta Barbosa esteve no Brasil, em 1992, por ocasião do II. Congresso Brasileiro de Musicologia, realizado no Rio de Janeiro por iniciativa do I.S.M.P.S..


Se os seus elos com o Brasil foram sempre estreitos através das décadas desde 1975, ela nunca havia podido ter estado no país, constituindo este um de seus grandes anelos. Convidada para proferir a conferência inaugural do Congresso, não só apresentou uma fundamental introdução à temática como também leu conferência do Prof. Dr. Verissimo Serrão, representando a Academia Portuguesa da História.A fotografia em questão foi tirada durante uma troca-de idéias com o pesquisador Amós da Silva, participante do Congresso, na saída de uma das sessões no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, no dia 24 de abril de 1992.


O significado da Profa. Maria Augusta Barbosa para o Brasil, para o desenvolvimento do I.S.M.P.S. também após a sua presença no Rio de Janeiro merece ser considerado com especial atenção, o que será feito em relatos que serião publicados. na Revista Brasil-Europa.



25.02.2014

Chã Preta, Alagoas. Estudos de história e folclore. Olegário Venceslau da Silva, graduado em Direito pela Faculdade da Cidade de Maceió e membro de várias instituições culturais, escritor e historiador, dedica-se a pesquisas de assuntos relacionados com o passado e com as tradições alagoanas. Como membro correspondente da A.B.E. envia estudo de título „Um Palmares desconhecido“ para publicação. O.A.W.



21.02.2014

Padre Cícero e Papa Francisco em sonoridades de M. T. Kolling. Será lançado, no dia 8 de março, na livraria Paulus, São Paulo, duas produções em CD de Miria T. Kollibg, ICM, com os respectivos e sugestivos títutulos „Padrinho do Povo“ & „Francisco: no abraço do Redentor, Presença inspiradora.“ É digno de nota salientar a aproximação do Padre Cícero, tão venerado sobretudo no Nordeste do país, à do atual Pontífice nessa iniciativa da musicista. Essa aproximação indica tendências atuais religioso-espirituais na expectativa de desenvolvimentos ainda não-bem discernidos do atual Pontificado e o estabelecimento de ponte com o passado, mais particularmente com a esfera religiosa popular, muitas vezes vista então como pouco ortodoxa. M. Kolling já havia composto a saudação „Francisco, no abraço do Redentor“ e, a pós a sua vida ao Brasil, mais de 15 canções, nascidas de homílias e homenagens.O.A.W.



18.02.2014

Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança: Dom Pedro II em Viena - 1871 e 1877: Je veux voir tout et tout étudier. Considerando o tema do número atual da Revista Brasil-Europa, que lembra em particular estudos desenvolvidos a respeito dos elos de Pedro II e Bayreuth durante o Centenário dos Festivais em 1976, também nas suas relações com a Áustria (http://revista.brasil-europa.eu/147/Pedro-II-e-Bayreuth.html), cumpre salientar uma publicação recente que trata especialmente da estadia de Dom Pedro II em Viena entre 1871 e 1877 e que é de grande relevância para a atualização dos dados transmitidos na Revista e sua correta contextualização. Trata-se do livro de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina - IHGSC na sua Serie Ensaios n° 4, em 2010, com 120 páginas e ilustrações. Como salientado na Apresentação de Carlos Humberto Correa, embora as viagens de Dom Pedro tenham despertado o interesse de historiadores, a Áustria como destino tinha sido pouco estudada. Tecendo um panorama das referências até agora feitas, salienta-se que o próprio autor do ensaio já pulibcara na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro o texto „Dom Pedro II, Peregrino na Terra Santa e As visitas de Dom Pedro II a Coburgo“. O estudo foi escrito por três motivos: o interesse de seu autor, o mérito dos viajantes, e a importância das visitas. A obra considera a primeira visita de Dom Pedro, em 1871, a sua segunda visita, em 1877, e a Memória Visual, seguindo-se bibliograifa.(BS 13, CDU 981, CP 1582, Florianopolis SC, ihgsc.org.br).




17.02.2014

Brasil e o seu patrimônio florestal e biológico como tema do próximo número da revista do WWF. A organização anuncia que a próxima edição do seu órgão será dedicada às florestas do Brasil, que abrigam o maior tesouro biológico da terra. Trata-se agora de desenvolver idéias e iniciativas para que esse patrimônio seja utilizado de forma responsável. A infinidade da riqueza natural do Brasil é apenas aparente e está sendo dizimada rapidamente. Por essa razão, propostas para a solução desse grave problema são necessárias. Para informações e doações: wwf.de. O.A.W.




17.02.2014

Amazonas: novas espécies são descobertas - destruição de florestas - WWF. Sob o título „Novo na tela“, o WWF comunica, no primeiro número do seu magazine do corrente ano que nos últimos 44 anos foram descobertos ca. de 441 novas espécies de animais e plantas: 258 plantas, 84 peixes, 58 anfíbios, 22 répteis, 18 pássaros e um mamífero. Ca. de 10% de todas as espécies da terra vivem ao longo do Amazonas. A maior parte dessas espécies apenas vivem im pequenas áreas isoladas. Esses terrenos, porém, encontram-se particularmente ameaçados pela destruição do meio ambiente. A organização lembra que áreas equivalentes a 3 campos de futebol estão sendo destruídas por minuto no Amazonas. Trata-se da destruição de um paraíso, ameaçado pela pecuária e indústria agrícola. Segundo o especialista Roberto Maldonado, essa tragédia ecológica e cultural não seria necessária. No Brasil há ca. de 600000 quilômetros quadrados de áreas inaproveitadas, o que equivale a uma Alemanha e meia. Para informações e doações: wwf.de. O.A.W.



16.02.2014

Revista Humboldtkosmos: nova edição - cargo de Professor A. von Humboldt. A Fundação Humboldt publicou o número 101/2013 do seu órgão, em alemão e inglês, dedicado sobretudo ao prêmio de pesquisa mais alto que a instituição fornece e que oferece a pesquisadores estrangeiros a possibilidade de alcançar um posto-chave em universidades alemãs. O chefe-redator da revista, Georg Scholl, em linguagem ligeira, tece comparações aqui entre um carro de esportes e um Rolls-Royce, ambos são exclusivos, mas o primeiro combina as virtudes clássicas com as qualidades técnicas avançadas. Assim, o prêmio valoriza também as universidades, que passam a estar em condições de oferecer meios comparáveis às de outras universidades de elite da Suíça ou dos EUA na conquista de pesquisadores de projeção. O caderno considera também outros temas, entre outros como os Humboldtianos passam o seu natal na Alemanha ou o que se poderia aprender de curandeiros africanos sobre câncer. Em particular, também em imagem de capa, dá-se particular atenção ao fenômeno da expansão de cultos pentecostais na África, surgindo novas seitas e religiões..



15.02.2014

Novo Hamburgo/RS. Fotografias da passagem de Hugo Zöller por Hamburgergerb em 1883 publicadas nos sites da A.B.E..(http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM15-03.htm). Maurício Montano Reis Ott‘, laboratorista de fotografia na Universidade do Vale do Rio dos SInos - UNISINOS (São Leopoldo-RS), entra em contato com o programa Mundo de Língua Alemã - Mundo de Língua Portuguesa da A.B.E..(http://www.academia.brasil-europa.eu/Mundo-de-lingua-alema.htm). É fotógrafo e pesquisador da história da Imigração alemã no vale do Sinos e Novo Hamburgo. Tem procurado este livro em diversas bibliotecas brasileiras mas sem êxito. Entra em contato para verificar a possibilidade de conseguir digitalizações das imagens contidas nesta obra. É um material
extremamente rico pois tratam-se de ilustrações anteriores a qualquer fotografia que se tenha registro nesta cidade. Como várias vezes, porém, salientado nas páginas da A.B.E./I.S.M.P.S., as normas da instituição não permitem, por motivos legais e administrativos, qualquer tipo de envio de materiais de acervos. As bibliotecas da instituição são exclusivamente de presença, dedicadas a membros e participantes de ciclos de estudos. O.A.W.



15.02.2014

Peru e Brasil: fundo de documentação da A.B.E. em estudos. No âmbito dos atuais levantamentos dos acervos da instituição com a finalidade de sua consideração em números da Revista Brasil-Europa do corrente ano, a atenção também foi dirigida ao fundo de materiais relacionados com o Peru conservados na A.B.E.. Os estudos euro-brasileiros relacionados com o Peru remontam à época mais ativa dos trabalhos interamericanos na década de 60 e 70. Regiões fronteiriças com o Brasil foram tratadas em viagens de pesquisas ja em 1981. Os estudos peruano-brasileiros foram intensivados durante o Encontro Regional para a América Latina e o Caribe realizado em São Paulo por ocasião do Primeiro Congresso Brasileiro de Musicologia pelo Conselho Internacional de MúsicaUNESCO, em 1987. Uma particular consideração mereceu a área no âmbito do projeto de Culturas Musicais patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. As relações entre o Peru e o Brasil foram tratados relativamente a fontes e a aspectos etnológicos e culturais nos cursos "Música no Encontro de Culturas" da Universidade de Colonia. Em 1999, em trabalho conjunto com a Universidade de Sobornne, orientou-se trabalho de mestrado referente ao país. Textos históricos pouco conhecidos foram considerados em vários contextos, p.e. na da viagem do esportista Siegfried Schuetze (http://www.revista.brasil-europa.eu/124/Siegfried_Schuetze_Peru.html). O renovado interesse pelas relações entre o Peru e o Brasil levam a dar continuidade a esse já longo trabalho com o exame mais pormenorizado do fundo específico dos acervos, portadores de livros materiais de pesquisas histórico-musicais e etnológicas de investigadores que ali realizaram trabalhos nos anos 50 e 60. O trabalho, confiado a musicólogos do ISMPS, será divulgado futuramente. Da literatura, cumpre lembrar de publicaçõess do Instituto de Investiggaciones Artisticas da Universidad Catolica del Peru, editados em Lima, em 1940, tais como Folklore Musical del Siglo XVIII. O.A.W.



15,02.2014

Niterói/RJ. Correspondente da área de Latim da Universidade Federal Fluminense. Mariana Tavares Spezani enctra em contato com a A.B.E. inscrevendo-se como Correspondente. A sua área e a de Letras Clássicas. O.A.W.



14.02.2014

Brasil-Europa 1974-2014: Balanços e reajustes. Lançamento da Revista Brasil-Europa 147. Encontra-se acessível pela Internet o primeiro número do corrente ano da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira. Como outras edições, trata-se de uma publicação de dimensões consideráveis, com 16 textos. O tema desse número indica a orientação que predominará no corrente ano: transcorridos 40 anos desde o início de programa de interações euro-brasileiras iniciado na Alemanha e que determinou o rumo das decorrências, marcando iniciativas várias no Brasil e na Europa, surge como oportuno e necessário fazer um balanço, conscientizar-se dos objetivos de início, analisar possíveis desvios e corrigir rumos. Essa análise do caminho percorrido surge como necessária para um prosseguimento consciente e refletido dos trabalhos. Além do  mais, apresentando a documentação e os sentidos do programa, pode evitar repetições que se constatam no Brasil e na Alemanha, quando intentos já há muito refletidos e realizados são apresentados como resultados de novas idéias e, com base em informações insuficientes, tenta-se reescrever a história. Esse fato, que se manifesta até mesmo no uso de conceitos que, à primeira vista surgem como óbvios mas que foram resultado de longos debates, representa, se consciente, ato de mal procedimento científico e de ética intelectual. Deve-se ter em mente que a internacionalidade hoje tão preconizada já foi iniciada de forma refletida,  consciente, sistemática e como objetivo explícito de programa preparado no Brasil desde meados de sessenta e apoiado por instituições alemãs em 1974. Para esses trabalhos, a A.B.E. pode contar com os seus acervos de imagens e gravações, uma vez que grande parte das iniciativas desde a década de 70 foram fotografadas e registradas, como por exemplo conferências e apresentações em simpósios e congressos cujos anais em vários casos ainda não foram publicados. Os números do corrente ano trazem documentos visuais que já são históricos e que se diferenciam naturalmente de fotografias atuais na sua qualidade técnica. O presente número apresenta, assim, fotografias históricas de Berlim ainda dividido de 1974/75, assim como vasta documentação de Bayreuth pelo Centenário dos Festivais em 1976. Graças ao trabalho abnegado de colaboradores da A.B.E. e do I.S.M.P.S., os arquivos da A.B.E. de imagem e som estão sendo analisados e os materiais preparados para os números da Revista do corrente ano.http://www.revista.brasil-europa.eu/ed.Bispo/Edicao_atual_1.html



04.02.2014

Rotterdam e Köln-Ehrenfeld. Magda Mendes. Casa da Bôxa. Será apresentado, no dia 6 de fevereiro, às 19.00 horas, o filme de Adolfo Estrada „Casa da Boca: A „musical“ journay to the Portuguese village I come from“, com a participação de Magda Mendes (Voz), Ward Veenstra, guitarra e guitarra portuguesa, e Udo Demendt, percussão. A apresentação dar-se-á no Colabor, um espaço em quintal de fundos da rua Volgesanger Str., no centro do bairro de Ehrenfeld. Esse local representa uma iniciativa para oferecer espaços para pessoas que se interessam por sustentabilidade. Nesse sentido, esse quintal de fundos é pensado para dar espaço a grupos, artistas, empresários e outros que se considerem ser pioneiros nesse sentido.(http://www.brasil-europa.eu/Brasil-Europa/Portal.html) (O.A.W.)



03.02.2014

Cachoeira do Sul/RS. Revista Brasil-Europa nas suas repercussões e Atualidade de projeto "Cultura Física, Turismo Cultural e Difusão de visões do mundo" da A.B.E. no ano marcado pelas Olimpíadas. Atualmente Chefe do Museu Municipal de Cachoeira do Sul, que traz o nome do seu patrono Edyr Lima, Renate Elisabeth Schmidt de Aguiar entra em contato com a A.B.E. à procura de mais dados a respeito do ciclista Siegfried Schütze. Ela havia sido procura, em junho de 2011, pela secretária Liane Müller, a respeito do ciclista que viajou pela América e passou pela cidade. Na época, encontrou apenas uma nota de passagem do esportista antigo jornal da localidade e publicou-ou no seu blog. Agora, na chefia do Museu, retoma o seu interesse pelo tema, pretendendo dar continuidade às pesquisas. O conjunto de artigos referentes a S. Schuetze publicado pela Revista Brasil-Europa124, em 2010, e que levou ao despertar de interesses em Cachoeira do Sul (http://www.revista.brasil-europa.eu/124/Siegfried_Schuetze_Brasil.html), foi baseado em caderno publicado na antiga revista ilustrada Durch alle Welt, hoje rara, no seu número de 1935 ("Auf dem Stahlroß durch Südamerika 2. Brasilien", Durch alle Welt 19,1935,13-19). A parte do artigo que cita cidades do Sul do Brasil fêz parte de um ciclo de estudos de nome "Sempre em frente!" Cultura Física e o "Triunfo da Vontade": Turismo esportivo-cultural na difusão de visões do mundo. Siegfried Schütze: De "corcel de aço" (bicicleta) pela América do Sul". A publicaçnao deu-se no âmbito do ciclo "Berlim à luz pelo Ano da Ciência 2010. O descobrimento dessa fonte, até então ignorada, foi feita pelos participantes do ciclo na própria biblioteca
do Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E. Após ter-se realizado posteriormente trabalhos in loco no Estádio das Olimpíádas de 1936 em Berlim (Veja notícía, a Revista Brasil-Europa pretende voltar ao tema na sua revista eletrônica no corrente ano (O.A.W.)


02.02.2014

Roma. Música e política na Itália moderna. O Dr. Lorenzo Santoro, historiador italiano, comunica ter publicado recentemente o livro Musica e Politica nell'Italia Unita. Dall'Illuminismo alla repubblica dei partiti (Marsilio, Venezia, 2014). Uma resenha da obra está prevista para ser publicada na Revista Brasil-Europa.



31.01.2014

Guarapari/ES. Imagem estereotipada do Brasil constatada no Salão do Livro de Genebra, em 2013. A escritora Tamara Ramos, do Espírito Santo, entra em contato com a A.B.E. comunicando ter escrito um texto para eventual publicação a respeito da imagem do Brasil. Tendo participado no Salão do Livro de Genebra, em 2013, constatou estereotipos que ainda vigoram nessa imagem. Vem empenhando-se em modificar a visão que o estrangeiro possui do Brasil e a visão que o próprio brasileiro tem em relação a si mesmo.



22.01.2014

Sigismund von Neukomm: Fantasia para orquestra sobre Milton‘s Paradise Lost no Palácio Esterházy. Inaugura-se, dia dia 24 de abril, às 19:30 horas, no âmbito dos Liebhaber-Concerte de classic Esterházy em Eisenstadt, a estação anual de concertos com uma obra de Sigismund von Neukomm raramente executada, apresentada em Premiere na Áustria, a Orchesterfanatsie über Milton‘s Paradise Lost de Sigismund von Neukomm. Esse evento dá ensejo à realização de uma pequena exposição extraordinária nas salas da Bibliotheca Esterhazyana no Palácio em Eisenstadt, onde se encontram raros volumes e enciclopédias com representações científico-naturais dos séculos XVIII e XIX sobre a Flora e a Fauna do Brasil e que são  apresentadas nessa forma pela primeira vez ao público. Tendo conhecimento do significado de Sigismund von Neukomm (1778-1858) nos trabalhos da A.B.E. ( http://www.brasil-europa.eu/Neukomm.htm), Mag. Katharina Reise, diretora do secretariado da série de concertos, Nicolas Trees, do programa em Eisenstadt e Dr. Florian Thaddäus Bayer, custos das coleções, entram em contato com a organização tendo-se em vista possíveis projetos de cooperação ativa e creativa na intensificação de pontes Esterházy-Áustria-Neukomm-Brasil, uma proposta que a A.B.E. considera como de alto significado e à qual se colocará à disposição na máxima medida de suas possibilidades. (O.A.W.)



21.01.2014

Náhlov/Morávia. Museu dos Compatriotas Emigrantes ao Brasil: Aniversário de Dona Leopoldina. Realiza-se, no dia 25, no recente museu da emigração ao Brasil, República Tcheca, uma primeira celebração do aniversário de Dona Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, imperatriz do Brasil e rainha de Portugal (emigrationmuseum.cz/). No espaço do museu encontra-se o Café Brasil, pensado como local de encontro para visitantes e habitantes da pequena cidade de Náhlov. Uma associação procura meios para a reconstrução de um edifício com uma exposição sobre a emigração ao Brasil. Nahlau situa-se no ex-campo de exercício de tropas de Ralsko. nas proximidades de Leipa Boêmia e da cidade Osecna. O presidente, Peter Polakovic, idealizador do museu, alcançou o apoio do Ministério do Exterior Tcheco e da Embaixada do Brasil. Desde meados do século XIX, muitos emigrantes desse território da região de Reichenberg procuraram melhores condições de vida na América Latina, entre êles de seus irmãos Joseph e Peter Hörbeovi. Em 2012, a exposição, realizada no burgo de Praga, foi dedicada ao tema „Pegadas tchecas no Brasil“. Deve-se lembrar, aqui, dos muitos trabalhos desenvolvidos pela A.B.E. anteriormente na Boêmia e publicados na Revista Brasil-Europa: http://www.revista.brasil-europa.eu/133/Indice_133.html, assim como aos cientistas que acompanharam a viagem de D. Leopoldina ao Brasil http://revista.brasil-europa.eu/142/Leopoldina-Cabo_Verde.html (O. A. W.).



19.01.2014

Prêmio de  Pesquisa Anneliese Maier da Fundação Humboldt. A Fundação Humboldt comunica que está oferecendo mais uma vez no corrente ano o Prêmio Anneliese Maier para a internacionalização das ciências humanas e sociais, prêmio financiado pelo Ministério Federal de Ensino e Pesquisa da Alemanha. Até oito prêmios podem ser dedicados a pesquisadores de todas as áreas humanas e sociais que gozem de renome internacional para que possam trabalhar durante cinco anos com colegas na Alemanha. A nomeação de candidatos pode ser feita por cientistas de universidades ou de centros de pesquisas alemães. As decisões ocorrerão no mês de novembro de 2014. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site da Fundação: humboldt-foundation.de/maier. Uma folha de informações pode ser obtida sob humboldt-foundation.de/web/amp-kurzinformation.html.



18.01.2014

Ralzo, República Tcheca. Correspondência do diretor do Museu da Emigração da Bohemia Norte. Petr Polakovic, diretor do Museu da Emigração da Bohemia Norte, que realiza o seu doutorado na Universidade Carolina Praga sobre a emigração para o Brasil do século XIX, procura contato com a A.B.E. Na sua mensagem, salienta ser D. Leopoldina muito importante para o estudo dessa emigração. A Revista Brasil-Europa tem publicado ha muito relatos de trabalhos onde o vulto da Arquiduquesa tem sido considerado (http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM15Index.html).  (O.A.W.)



15.01.2014

Haiti-Brasil-mundo árabe: similaridades em práticas de culto e dimensões. A. Hassim, 55 anos, filho de diplomata do último rei do Iraque, que atuou em diversos países e que dominava o português, comunica ter vivenciado, no Egito, quando jovem, práticas de culto similares ao Voodoo haitiano ou similares do Brasil ou de Cuba. Tendo crescido em diferentes cidades do Oriente - Bagdad, Beirut. Alessandria e Cairo -, conhecendo bem outros países e círculos de estrangeiros em Paris, acredita poder afirmar que as suas experiências adquirem especial interesse pelo fato dessas práticas já não mais existirem. Foi levado por familiares a assistir sessões em situações de dificuldades materiais e de saúde, em viagens sobre as quais não se poderia falar a outros membros da família ou da sociedade.


Na época, esses cultos eram praticados em bairros afastados da periferia de Cairo já de forma semi-velada, sendo que muitos egípcios evitavam até mesmo mencionar, afirmando deles nada saber. Eram praticados em círculos de origem negro-africana, diferentes pela origem étnica e por hábitos culturais de outros grupos sociais e culturais, por vezes mal-vistos, temidos e discriminados, porém muçulmanos, sendo considerados como pertencentes a um grupo particular da sociedade, criticado pelas suas práticas religiosas ou mágico-curativas por eruditos, religiosos e fiéis.


Nessas práticas, participavam sobretudo mulheres vestidas de branco e turbantes, com colares, girando com gesticulações até cair no transe, com tremores, viração de olhos, quedas e rolando-se pelo chão ao som dos toques de tambores e alguns outros instrumentos que eram agitados, sacrificava-se um galo ou galinha, após rodá-lo no ar, deixando cair o sangue sobre a cabeça e o corpo da pessoa
que deveria ser tratada. Esses e outros pormenores das práticas vivenciadas, diversas dos costumes e de expressões culturais de outros círculos sociais que conhece do mundo árabe, deverão ser descritos em texto em preparação.


Merecedor de particular atenção são as conjecturas relativas à origem desses grupos em regiões periféricas afastadas de Cairo. Não seriam descendentes de escravos, mas antes de comerciantes de escravos, cujas rêdes de contatos atingiam as regiões africanas mais a Ocidente. Era nessas regiões que se desencadeavam guerras, nas quais africanos não-islâmicos eram reduzidos ao estado escravo. Estes, se não vendidos a outros mediadores, eram adquiridos por famílias que os educavam segundo os preceitos islâmicos de norma. (O.A. W.)



13.01.2014

Haitianos no Brasil e processos culturais do Acre - 20 anos de encontros locais à luz dos problemas atuais. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, do Museu da Borracha, da Universidade, do Centro local do CIMI, de etnólogos e artistas. entre êles Hélio Melo, realizou-se, em 1993/4, uma série de trabalhos no Acre (http://www.brasil-europa.eu/Estados/Acre.html).


Essas pesquisas, observações e troca-de-idéias em encontros realizaram-se no âmbito de projeto patrocinado pelo Ministério do Exterior da Alemanha e ministérios brasileiros e levaram ao mais amplo e pormenorizado estudo já publicado na Europa a respeito deste Estado brasileiro.(„Die Situation der Forschung in den einzelnen brasilianischen Bundesstaaten: Acre“. Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens I, Liber Annuarius 1994/1995, Rom/Köln 1997, 24-43). Para a sua realização, foram compulsadas também fontes históricas nas bibliotecas européias. Com base em materiais gravados, doutorandos europeus realizaram transcrições e análises. Um dos assuntos particularmente considerados foi a transformação etnocultural por que passou o Acre no século XIX com a imigração do Nordeste do Brasil e que marcou a região.


O pesquisador externo que parte de imagens convencionais do Amazonas, surpreende-se em geral ao encontrar um Estado com características sobretudo nordestinas na floresta tropical. Correspondentemente, nos encontros realizados, foram tratadas questões resultantes de interações culturais dessa população nordestina com a cultura indígena, sendo esta em geral a perdedora. Com a intensa imigração de haitianos à região, acentua-se o complexo processo cultural de transformação colocado há muito em ação.


A viagem de estudos realizada cinco anos depois ao Haiti (Veja Notícia) trouxe à consciência que essa parte da ilha, ao lado da próspera e verde República Dominicana, e que fora a mais rica colonia francesa no passado, passou por um extraordinário empobrecimento e destruição do meio ambiente, levando à situação atual que, mesmo antes da recente tragédia, era caracterizada por miséria e desertificação, sendo o elemento indígena praticamente desaparecido.


Na situação atual, ambos os processos transformatórios - o no Haiti e o no Acre - necessitam ser analisados em si e nas suas interações, tanto culturais como pioltico-culturais em contextos euro-africanos, euro-latinoamericanos e ecológicas. Neles, ao lado do necessário olhar dirigido aos imigrantes e os problemas humanos e sociais que devem ser solucionados, eventualmente a sua integração nas populações locais, não se pode esquecer a posição das populações e da cultura indígena que, até pouco mais de século, era aquela que marcava a região do Acre.


A presença indígena na cultura imaterial resultante de contatos e interações manifesta-se da forma mais significativa no movimento do Santo Dai-Me - pesquisado pela primeira vez por Julieta de Andrade, em 1980/81 -, ou da „União do Vegetal“. Esse movimento, que embora mais intenso no Acre alcança amplas regiões do Amazonas e outros Estados do Brasil, e mesmo a Europa, apresenta elos com desenvolvimentos culturais e espirituais andinos. A presença numerosa de haitianos intensificará certamente outros tipos de práticas de culto, estas também „sincréticas“ ou manifestantes de processos de cristianização de edifício de imagens marcados por outras contextualizações, no caso de africanos e da história de contatos e missionária na África e no Caribe sob a ação colonial francesa.



12.01.2014

Haitianos no Brasil e estudos culturais e da Educação no Haiti da A.B.E.. A imigração haitiana ao Brasil, em particular ao Acre, faz com que esse país e as suas relações com o Brasil também se tornem atuais sob o aspecto de processos culturais. Embora não tendo sido relatados até o presente na Revista Brasil-Europa, o Haiti foi considerado em estudos de fontes nos trabalhos do ISMPS, em cursos universitários e, em particular, em viagem de pesquisas efetuada em 1999. Esses trabalhos, previstos para uma publicação, não foram ainda divulgados. Consideraram-se, nos estudos de fontes e da literatura, sobretudo o período colonial francês no Haiti e suas repercussões na Europa, em particular sob o aspecto histórico-musical ou da música no encontro de culturas. Na viagem de estudos, a atenção foi dirigida sobretudo a expressões e práticas de culto, comparando-as com aquelas do Brasil e analisando-as nas suas relações com o culto de santos em ambos os países e na tradição européia. Outro aspecto particularmente considerado foi o da Educação. Materiais de ensino e escola foram observados, constatando-se sobretudo uma surpreendente disciplina entre alunos e o cuidado pela forma de ensino e manutenção de natural autoridade de professores em tradição de conotações francesas.



11.01.2014

Montana/EUA.Three Facets of Pau Casals, Musical Life - Dr. Silvia Lazo. A musicóloga Dr. Silvia Lazo, membro correspondente da ABE (Veja notícia), é atualmente Postodoctoral Teaching Fellow na Universidade de Montana. Entre 2012 e 2013, Dr. Lazo realizou um ano de pós-doutoramento em Musicologia Histórica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dr. Lazo alcançou graus de Ph.D e M.M.Ed. da Universidade de Montana e graus B.A. em Teatro e Música da Universidade Whitworth. Dr. Lazo cresceu em São Paulo e apresentou-se como solista e em vários conjuntos música clássica e popular da América Latina. Apresentou pesquisa original em numerosas conferências nacionais e internacionais. A sua dissertação, bem recebida, „Three Facts of Pau Casals, Musical Life“ (2012), foi um estudo crítico da vida e de obras selecionadas do violoncelista catalão e compositor Pau (Pablo) Casals, composições, seu ativismo político, e sua vida pessoal. As fontes para a sua pesquisa - muito desse material de novo redescoberto -, foi resultado de pesquisa de arquivo na Espanha e correspondência com membros da família e próximos de Casal. A sua obra oferece um corretivo importante para a visão etabelecida, amplamente hagiográfica de Casals, envolvendo a fundação de importantes instituições culturais em Puerto Rico e seu envolvimento como embaixador cultural para as Nações Unidas. (Trad.O.:A.W.)



10.01.2014

130 anos da Associação de Canto Coral de São Paulo Lyra e movimento coral nas relações Brasil-Europa na sua problemática: 75 anos de questionável carga político-cultural. A maior entidade coral do passado de São Paulo e aquela que teve a sua maior e mais epresentativa sede em ediifício inaugurado em 1934, foi a Associação de Canto Coral Lyra, fundada em 1884. Essa sede, com  auditório, arquivos e biblioteca, nas suas amplas dimensões e significado, surge como ponto alto no movimento associativo voltado à prática do canto coral no Brasil. A solenidade de inauguração contou com a presença das principais sociedades de canto do Estado e de outras regiões do Brasil, entre outras, do Rio de Janeiro.


Personalidade relevante nessa solenidade - e no movimento associativo de canto foi M. Braunwieser, - mentor da A.B.E. -, então regente da Sociedade de Canto Frohsinn. Êle era também regente do Schubert, coral mixto fundado em 1932, ambos voltados à vivência social e comunitária através da prática coral, ainda que com diferentes acentos.


A Associação de Canto Coral Lyra teve papel decisivo na fundação do Deutscher Sängerbund Brasilens, pioneiro no apoio de núcleos fracos de cantores, com o sentido de acentuar elos de solidariedade, aproximar e relacionar os grupos sob uma organização-teto.


Braunwieser possuia desde a sua formação musical em Salzburg estreitos elos com a tradição do movimento de canto coral austríaco e alemão. Marco fundamental desse movimento foi, nessa cidade, a fundação do Salzburger Liedertafel, em 1844. Salzburg tornou-se centro visitado por sociedades de canto coral de outras localidades, como o Frohsinn de Linz.


Essas associações pretendiam não só cultivar cantos eim língua nacional para o fomento da sociabilidade e do amor à terra, inicialmente em espirito liberal e de unificação nacional através do canto, progressivo no contexto de sua época, que era a do Romantismo e Historismo; o movimento associativo de canto coral relacionou-se com o redescobrimento do passado musical artístico mais remoto, com a revelação de manuscritos de acervos de igrejas e sua execução. Relacionou-se também com o movimento católico de valorização da música sacra sem acompanhamento instrumental do Cecilianismo, e que tornou-se legislação com o Motu proprio de Pio X (1903). Que justamente Salzburg como o antigo centro da tradição sacro-musical com acompanhamento instrumental tornou-se um dos bastiões desse movimento de restauração sacro-musical através da polifonia vocal isso se manifestou na Conferência Sacro-Musical ali realizada em 1913.


No Brasil, M. Braunwieser aplicou adaptando essas correntes de sua formação européia, aproximando a Volkschorbewegung ao Canto Orfeônico, movimento coral de outras origens e conotações.


Esses vínculos estabeleceram-se através da decisiva participação do Coro Schubert sob a sua égide em concertos regidos por H. Villa Lobos no Interior de S. Paulo, onde tinham sido implantados orfeões, e.o. pelas Escolas-Modêlo. Sob a direção de Braunwieser, o Orpheon do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, congregando grande número de alunos, transformou-se em importante veículo do movimento. Primeira apresentação de maior importância deu-se no Festival Commemorativo do Dia da Música, em 1931.


A problemática das relações de diferentes correntes, tradições e contextos no fomento da prática coral tem sido alvo de preocupações de análises desde o início dos trabalhos brasileiros sistematicamente desenvolvidos a partir de 1974 na Europa, em particular na Alemanha. Significativo foi que o próprio Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira (1981), no contexto do qual fundou-se a Sociedade Brasileira de Musicologia, realizou-se no âmbito no Movimento Coral da  São Paulo, quando então foram também discutidas questões de natureza político-cultural de complexos que relacionam música sacra, revalorização de obras do passado, em particular brasileiras, intuitos educativos, de fomentos de elos sociais e comunitários e de representação.


Devido às múltiplas questões de natureza político-cultural que o movimento associativo coral levanta na sua história, foi êle repetidamente alvo de reflexões e debates. A arregimentação político-cultural das sociedades corais na Alemanha Nacionalsocialista e a correspondente unificação compulsória dos coros alemães no Brasil, em 1939, assim como o movimento orfeônico e a promoção da prática coral no Estado Novo brasileiro nessa mesma época, representam uma carga cultural e  ideológico-cultural de tais dimensões que não pode ser esquecida - esses 75 anos devem ser sempre lembrados.


Essa herança sob muitos aspectos questionável do passado deve trazer continuamente à consciência que se a prática coral de associações representa indubitavelmente um enriquecimento da vida musical, devendo ser as suas atividades estimuladas e fomentadas, a elas e seus regentes cabe modesta e discreta reserva em auto-critica quanto a posições de preeeminência ou mesmo possíveis anelos de liderança na vida cultural e nas relações internacionais, em particular e sobretudo entre o Brasil e a Alemanha.


Diferentes aspectos dos debates relacionados com essa problemática nas últimas décadas deverão ser relatados na Revista Brasil-Europa.



09.01.2014

Salvador, BA. Silvia Maria Lazo, Universidade Federal da Bahia. A musicóloga S. M. Lazo entra em contato com a A.B.E., tornando-se correspondente.



06.01.2014

Os Três Reis Magos na Alemanha e no Brasil. O principal tesouro da catedral de Colonia são as relíquias dos Três Reis Magos. Essas relíquias - como assim crê a tradição - são conservadas em precioso relicário por detrás do altar-mor e constituiram, no passado, objeto máximo de peregrinações. A adoração dos Magos do Oriente no presépio constitui significativamente o signo da Universidade.


Não apenas a festa da Epifania é celebrada com grande solenidade, como também expressões tradicionais continuam a ser cultivadas na área de Colonia e em outras regiões católicas da Alemanha. Uma delas é a visita de moradias no período de Natal até à véspera da festa por meninos com trajes dos Reis Magos, cantando de porta em porta e pedindo donativos ou doces. Recebendo-os, aquele que os dirige escreve na respectiva porta a data da visita.


Também no Brasil - e na América Latina católica em geral - expressões tradicionais relacionadas com os Três Reis Magos fazem com que esse período do ano se torne um dos mais festivos do ano. Essas tradições nas suas diversas formas de expressão já foram objeto de muitos estudos e publicações, sobretudo na área do Folclore. Muitas delas, porém, não foram reconhecidas como tais - não só no Brasil, mas também em outros países latino-americanos, e.o. em Cuba - dando origem a hipóteses elucidativas infundadas, com as mais abstrusas explicações de proveniência e sentidos.


Desde os anos 70 tem-se procurado, em Colonia, como centro do culto das relíquias dos Três Reis Magos, considerar comparativamente as expressões brasileiras e aquelas locais. Esses estudos conjuntos atentaram primeiramente à fundamentação teológica da Epifania e suas expressões. O significado desses fundamentos manifestaram-se no tratamento do tema em conferências, publicações e congressos, e sobretudo na sua escolha como lema dos estudos culturais relacionados com os povos extra-europeus do período pós-conciliar.


A frase „nationes ex longinquo ad te venient et munera deferentes adorabunt Dominum in te“ tornou-se, com imagens de instrumentos musicais de várias culturas, painel simbólico do instituto internacional de estudos hinológicos e etnomusicológicos da organização pontifícia de música sacra, cujo departamento de etnomusicologia foi confiada a brasileiro.


Essa representação, ainda que adaptada quanto à expressão artística da época e explícita na interpretação musical ou organológica da vinda dos representantes das diferentes nações à adoração, corresponde àquela de imagens dos Três Reis Magos na arte portuguesa - ibérica e mesmo católica em geral - assim como às expressões transmitidas pela tradição. Também estas podem ser analisadas no seu sentido musical.


No desenvolvimento dos estudos culturais das últimas décadas, procurou-se sobretudo analisar a linguagem visual correspondente nos seus pressupostos mais amplos, também constatados na antiga cultura não-bíblica. Esses estudos levaram ao reconhecimento e à análise da tríade nas suas relações com a concepção do Homem. Esses fundamentos de remotas origens de uma unidade do homem por assim dizer tripartido possibilitaram o reconhecimento de uma antropologia musical adequada, por ser intrínseca, à análise de expressões tradicionais conhecidas também no Brasil.



05.01.2014

Iracema e Hedy-Iracema Bruegelmann - a virgem de lábios de mel e a cantora teuto-brasileira - estado atual de reflexões. Como mencionado (Veja notcia), a publicação do texto sôbre a cantora teuto-brasileira Hedy-Iracema Bruegelmann na atual edição da Revista Brasil-Europa (http://www.revista.brasil-europa.eu/ed.Bispo/Edicao_atual_1.html) motivou a que uma de suas descendentes, a Dra. Regine Bruegelmann, entrasse em contato com a A.B.E. Já há ca. de um ano e meio, embora com formação na área da geodesia, passou a interessar-se pela sua bisavó, tendo desenvolvido pesquisas, sobretudo depois de ter encontrado copioso material no Teatro Estatal em Karlsruhe. Ao mesmo tempo, um jornalista brasileiro passou a interessar-se pela cantora. Ela considera a cantora não por ser a sua antepassada, mas sim pelo fato de ser a sua história de vida excepcional para uma mulher de sua época.


Na continuidade da correspondência, Regine Bruegelmann indaga a respeito do significado do nome Iracema de Hedy-Iracema Bruegelmann. Na ampla troca de informações, salientou-se o extraordinário significado desse nome no Brasil, sobretudo para o século XIX. lembrando-se das muitas associações que desperta. Recordou-se naturalmente a obra de José Martiniano de Alencar (1829-77), um dos mais lidos romances do Brasil na sua época. Considerou-se a questão do Indianismo - termo que necessitar ser questionado - na procura de uma consciência cultural nacional. Iracema (1865), obra designada como lenda, poderia talvez ser vista como ponto máximo desse assim-chamado indianismo lírico ao lado de Guarani e Ubirajara.


O nome da cantora, porém, deveria ser considerado a partir da figura de Iracema, a virgem dos lábios de mel, cujos cabelos eram mais negros do que a graúna, cujo sorriso era excepcionalmente doce, cujo respirar era mais perfumado do que a baunilha das florestas. Fiha de Araquém dos Tabajaras, era virgem de Tupã. Com a união com o guerreiro branco, os Tabajaras perderam também essa virgem da Divindade suprema. Para o branco, Martim, porém, os seus beijos são doces no sonho, amargos na realidade. O resultado da união, Moacir, poderia ser interpretado assim como personificação mítica do brasileiro, como resultado da união entre a indía e o guerreiro branco.


Não a índia, mas o fruto da união mixta ou em mestiçagem no seu sentido imagológico deveria focalizar as atenções. Aqui se revela a problemática do termo Indianismo e a necessidade de sua revisão nos estudos culturais. Utilizado muitas vezes com sentidos críticos ou distanciadores para designar uma valorização romântica do índio no século XIX, representa, na verdade, expressão desvalorizadora do indigena de pensadores posteriores, com grande potencial discriminatório e de deformação de processos historicos e que deve ser questionada e superada.


Ter-se-ia aqui um modêlo da mais remota origem de mito de fundação e de consciência histórica de sociedades coloniais, já conhecido de contextos coloniais da Antiguidade, como considerado no caso de Marseille nos trabalhos euro-brasileiros (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Protis.html ).


Considerou-se, assim, que é altamente significativo que o nome de Iracema da cantora surja no contexto da colonia alemã de Porto Alegre do século XIX, podendo ser analisado sob o ponto de vista de processos culturais de alemães no Brasil e das correspondentes tensões entre instabilidade, desejos de integração e, ao mesmo tempo, de afirmação diferenciadora alemã, uma problemática que teria marcado a vida da cantora na Europa.


Foi nesse sentido que Hedy-Iracema Bruegelmann foi considerada em aulas e seminários nas universidades pelo editor nas últimas décadas, uma vez que, no sentido por êle sempre representado, a musicologia deve ser compreendida teórico-culturalmente como orientada a processos em contextos globais. Ela foi considerada também em seminário de Gênero em Bonn - primeiro nas suas características - quando a atenção foi dirigida sobretudo ao papel das mulheres na música dos séculos XIX e XX. Uma particular atenção foi dedicada a questões tipológicas, salientando-se aqui o papel de Tosca de Hedy-Iracema Brügelmann em relações com os tipos de Maria Magdalena e Iracema.


Evidencia-se, neste contexto, a coerência da lembrança de Hedy-Iracema Bruegelmann na edição da Revista Brasil-Europa que coloca no foco das atenções um estudo de uma escritora alemã - Krickeberg - dedicado a temas indígenas da época da chegada da cantora brasileira (Veja http://revista.brasil-europa.eu/146/Arte-Plumaria-Indigena.html). A atenção ao indígena surge assim não apenas no contexto dos interesses da mulher alemã da época anterior à Primeira Guerra, mas sim também personificado na figura da brasileira Hedy-Iracema Bruegelmann.


Regine Bruegelmann teve a gentileza de transmitir artigo de jornal brasileiro de ca. 1914 e um de jornal de Viena, de 1916, onde a cantora faz referências ao Brasil. Esses artigos deverão ser incluidos na recomendada Website dedicada à cantora de Regina Bruegelmann (Veja notícia). A fascinação da morena cantora de „lábios de mel“ na Alemanha, ou pelo menos a própria auto-consciência de Hedy-Iracema Bruegelmann adquirem novas perspectivas com essa correspondência atual sôbre o significado e as conotações do nome Iracema. O tratamento do assunto não começa do nada, mas pressupõe décadas de trabalhos no âmbito do ISMPS e da ABE.



04.01.2014

Nümbrecht, Alemanha. Consequências dos trabalhos eurobrasileiros em Danzig/Gdansk - órgão e Niederlandismo. O atual número da Revista Brasil-Europa relata alguns dos trabalhos desenvolvidos na cidade polonesa de Danzig/Gdansk (http://revista.brasil-europa.eu/146/Danzig-Gdansk-Brasil.html). Entre outros aspectos, salientou-se o Niederlandismo no Norte europeu e no Báltico, constatável sobretudo na arquitetura, mas também em outras esferas culturais (http://revista.brasil-europa.eu/146/Niederlandismo-Brasil.html). Durante os trabalhos, visitou-se a antiga igreja franciscana, hoje significativo centro cultural e onde se realizam importantes trabalhos de restauração do monumental órgão. Em encontro agora realizado com o especialista em estudos de órgão do ISMPS, Dr. F-J. Vogt, responsável por esse patrimônio instrumental na Renânia do Norte/Westfália, a documentação fotográfica então realizada foi analisada sob o aspecto do Niederlandismo na música. Na sua explanação, lembrou das relações desse processo de difusão com a Reformação nos Paises Baixos, o que teria levado à emigração de organeiros e músicos. Com base na documentação, os trabalhos terão andamento sob a sua direção, devendo ser consideradas consequências do Niederlandismo nessa região do Mar do Leste para os estudos de contextos histórico-musicais mais amplos na Europa e suas repercussões.



03.01.2014

Deventer, Países Baixos. A pesquisa da cantora teuto-brasileira Hedy Iracema-Brügelmann. Regina Brügelmann, da cidade holandesa de Deventer, referndo-se a artigo publicado no número atual da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira (Veja http://revista.brasil-europa.eu/146/Hedy-Iracema-Bruegelmann.html), entra em contato com a A.B.E. com as seguintes palavras: „descobri na Internat o seu artigo sôbre Hedy Iracema-Brügelmann, em português, idioma que apenas mais ou menos entendo, ficando muito contente. Hedy é a minha bisavó, e eu pesquiso a sua vida. Já colecionei muito material - fotos, gravações, artigos de jornais, críticas, contratos, cilindros, cartas - de muitos arquivos, Ludwigsburg, Karlsruhe, Viena, e estou preparando uma Website sôbre ela: iracema-brugelmann.de. Não teriam esse artigo também em alemão? Também estou mito interessada na foto, que ainda não conhecia. De onde é que ela provém? Também sei muito pouco sobre o seu tempo em Colonia. Teriam outras informações para mim? Ficaria muito feliz“. Recomenda-se, aqui, a visita à mencionada Website, excelentemente configurada e portadora de muitas informações.



03.01.2014

Curitiba, Paraná. Livro sôbre a família Honemann-Henemann. José Carlos Henemann, descendente de alemães, escrevendo um livro „A Família Honemann-Henemann“, entra em contato com a A.B.E. na procura de possíveis dados sôbre a entrada do seu bisavô Carl August Bernhard Hönemann (Carlos Bernardo Henemann) no Brasil, que deve ter ocorrido entre 1875 e 1878. A entrada pode ter ocorrida por Buenos Aires; em 18 de março de 1878, nasceu sua filha Marta Aurélia. Espera-se aqui eventuais auxílios de leitores.



02.01.2014

„Ambar“ nos estudos eurobrasileiros e Caminho de Santiago. Em encontro realizado no centro de estudos da A.B.E. com uma bolsista brasileira em especialização na Alemanha no dia 2 de janeiro, que relatou a sua vivência ao percorrer parte do Caminho a Santiago de Compostela em 2013, lembrou-se que, durante os estudos eurobrasileiros efetuados em Danzig/Gdansk no corrente ano, tratados no número atual da Revista Brasil-Europa (http://revista.brasil-europa.eu/143/Baltico-Brasil.html), os participantes foram surpreendidos pelo extraordinário significado dessa cidade - e região - para os estudos relativos a Santiago de Compostela.


A importância do Caminho ao Extremo Ocidente europeu para o estudo de edifícios de concepções e imagens de remotas origens já foi salientado em diferentes ocasiões dos trabalhos da A.B.E.(http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Pytheas.html). A cidade e a região foram visitadas por último em trabalhos desenvolvidos em 2012 (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/138/Compostela.html).


Em Gdansk/Danzig, constatou-se, agora,  o significado das peregriginações a Santiago de Compostela no passado, partindo dessa região do Mar Báltico caminhos que cruzavam toda a Europa.


No Museu Arqueológico e Etnológico local, uma exposição é dedicada especialmente aos peregrinos e à cultura da peregrinação, estas estreitamente vinculadas com o Âmbar. (http://revista.brasil-europa.eu/143/Baltico-Brasil.html) Esse material, que dá nome ao projeto, adquiriu desde as mais remotas eras valores simbólicos, tendo conotações marianas no Cristianismo medieval, e levado em forma de terços, medalhas e outros objetos para as estações percorridas pelos peregrinos. São nesses elos entre o Âmbar e o Caminho de
Santiago que residem fundamentos históricos mais remotos e profundos para estudos que relacionam a região do Mar Báltico e o Ocidente da Europa com todas as suas extensões ao mundo extra-europeu, em particular também ao Brasil. Os estudos deverão ter aqui continuidade.



01.01.2014

2014! Luz no ciclo que renasce - o conhecimento de seus pressupostos e reajustes. Na abertura do novo ano dos estudos eurobrasileiros pode-se lembrar sugestivamente das diferenças e ao mesmo tempo das similaridades da experiências do homem no hemisfério norte e do sul no início - ou melhor - reinício - do ciclo do ano. Na Europa, o homem vivencia de forma perceptível pelos sentidos e pelas emoções na natureza as trevas dos últimos meses do ano; no calor e na luz do Brasil, com a transplantação do calendário e do edifício cultural com a missão e colonização, trata-se de uma linguagem antes imagológica que se manifesta em festas, sobretudo à beira das águas.


Apesar - e talvez justamente - pelo deslocamento e maior abstração e dematerialização, esse edifício de imagens de remotas origens permaneceu ainda mais vivo no Brasil do que na Europa. A interação de experiências, conhecimentos e expressões surge assim como necessária para ambos os lados, e essa convicção vem constituindo o centro das atenções de muitos estudos e trabalhos das últimas décadas e mesmo o escopo e justificativa da A.B.E.


De forma consciente e sistemática, essas interações vem sendo desenvolvidas e constituem os pressupostos para o reinício de um novo ciclo. A internacionalização das ciências cuja necessidade é hoje reconhecida e promovida não começa do nada no caso dos estudos eurobrasileiros assim conscientemente desenvolvidos, mas deve partir e dar sequência a esse processo, ainda que considerando diferentes perspectivas. O contrário representaria querer descobrir a roda de novo, reescrever desenvolvimentos, querer refazer realizações, promover o promovido, escrever o que já foi enunciado, falsificar o desenrolar dos fatos e dos caminhos das reflexões. Luz no início do ciclo que renasce - e não que nasce - apenas pode originar-se do conhecimento de desenvolvimentos ocorridos, de nomes e fatos de uma internacionalidade que já marcou conscientemente as interações das últimas décadas.


Essas reflexões determinaram o período de retiro de novembro da A.B.E. (Veja notícias), quando então se discutiu o rumo dos trabalhos de 2014. Tal como um „fechado para balanço“ considerou-se a necessidade de conhecimento interno de marcos e caminhos percorridos, de necessárias revisões, reajustes e reaprumos, uma vez que nesse percurso também houve desvios e deformações, desorientações causadas por circunstâncias várias. Esse balanço interno exige o exame dos documentos das interações internacionais das últimas décadas representados entre outros pela correspondência com personalidades da vida cultural e sobretudo musical, em particular do Brasil, conservadas nos arquivos e que não pode ser disponibilizada. Os resultados desses exames de documentos, com as suas devidas comprovações e na medida do cabível deverão vir a ser divulgados externamente, uma vez que pesquisadores que não participaram mais intensamente dessas interações não podem delas ter conhecimento, com prejuízo do desenvolvimento do pensamento e das cooperações. Será nesse sentido de clarificar internamente e externamente desenvolvimentos a serviço da luz no ciclo que renasce que os trabalhos da A.B.E. serão relatados na Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira de 2014.



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coordenação e redação: Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E.
Direção geral: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo, Universidade de Colonia, Alemanha



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