BRASIL-EUROPA
Notícias atuais

Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (ND 1968)
Academia Brasil-Europa (A.B.E.)
e Instituto de Estudos da Cultura Musical do Espaço de Língua Portuguesa I.S.M.P.S. e.V. (1985)

 
 

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29.09.2013

Gummersbach. Crescentes dificuldades de vida de produtores culturais, arquitetos, artistas, gráficos e outras profissões liberais. Em visita ao Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E., o jornalista especializado em Economia P. Stippel, que esteve no Brasil várias vezes e acompanha desenvolvimentos brasileiros, lembrou, considerando as recentes eleições na Alemanha, que levaram à derrota do Partido Liberal, a difícil situação atual de sobrevivência de vida de artistas e outras profissões
liberais. Esses grupos da sociedade, que trabalham por conta própria e risco, muitas vezes a serviço de ideais e de realização de talentos, mereceriam maior consideração pela contribuição que fazem à sociedade. As empresas - e a economia em geral - precisariam dar maior atenção a fatores culturais. A Sra. M. Rudeanu, de origem romena, lembrou do significado de varias cidades da  Romênia, em particular de Timisoara, cidade que foi considerada nos estudos de relações Romênia/Brasil (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/134/Romenia-Brasil.html) e que promete tornar-se um centro de estudos brasileiros. (Veja noticia). Publicações raras adquiridas da biblioteca do centro da comunidade alemã de Sibiu/Hermannstadt e conservadas agora no acervo da A.B.E. foram compulsadas (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/134/Teuto-Romenos-Minorias-Educacao.html.Tendo ambos participado da viagem à Capadócia, a atenção dirigiu-se também a várias questões relacionadas com a Turquia de atualidade no presente. (Veja http://revista.brasil-europa.eu/144/Turquia-Alemanha-Brasil.html)



28.09.2013

Vichy. Estudos in loco do papel modelar de Vichy para Lambari/MG - Lago Guanabara e Lago Alliers. Em ciclo de estudos realizado em fevereiro de 2013 em cidades do sul de Minas, discutiu-se sob diversos aspectos a atenção que merece essa região brasileira de estâncias hidroterápicas sob a perspectiva das relações culturais entre a Europa e o Brasil (Veja notícias).


Em Lambari, tratou-se das diferentes atitudes perante o passado da região marcada pelas águas virtuosas de Minas Gerais e as perspectivas resultantes para a revitalização de suas cidades a partir de cotejos com situações européias. Questões culturais - de história de fases passadas de apogeu, de imagens que ainda vigoram no presente e de desenvolvimentos mais recentes - desempenham papel relevante nesses intentos, o que revela o significado da cultura na política e em estrategias empresariais, em particular no turismo e hotelaria. Entre esses valores regionais de Lambari contam-se sobretudo, para além do Parque das Águas, a Serra das Águas Virtuosas, as várias Cachoeiras, o Parque Estadual de Nova Baden e o Lago Guanabara. A iniciativa privada, valorizando os elos entre valores culturais e ambientais, de encontro a tendências locais que se manifestam no projeto de revitalização do palácio do antigo Cassino para ser usado como centro cultural.


Lambari surge como um projeto urbano de consideráveis dimensões e abrangência na sua concepção cultural e político-cultural como capital de um idealizado Estado da região das águas, um projeto estreitamente vinculado com o nome de Américo Werneck (1855-1927). Em particular o conjunto constituído pelo lago artificial Guanabara com o seu palácio-Cassino merece particular atenção nos estudos urbanológicos.


Realizando desideratum formulado em Lambari, promoveu-se uma visita a Vichy no âmbito dos ciclos de estudos eurobrasileiros realizado na França no verão de 2013. A cidade que, com a sua antiga tradição de águas, foi um dos principais centros procurados pela aristocracia e intelectualidade européia no século XIX, sobretudo à época de Napoleão III° (1852-1870). Elos histórico-culturais de Lambari com Vichy exigem a consideração do apogeu dessa cidade pela passsagem do século, quando ali construiu-se o
representativo edifício das termas e da sala de fontes, assim como a Ópera. A planejada recuperação do palácio do Lago Guanabara e a sua utilização para fins culturais abre, em cotejos com Vichy e o seu lago represado do Alliers, perspectivas amplas e adquire um significado que de muito supera os limites locais. Resultados dos estudos serão publicados na Revista Brasil-Europa.



27.09.2013

Rio de Janeiro. „Hotel Salusse em Nova Friburgo“ - significativa contribuição aos estudos culturais e da imigração. Sérgio Bittencourt-Sampaio, médico, músico, historiador e autor de relevantes publicações sobre o século XIX no Brasil (Veja outras notícias), oferece, na sua edição revista e ampliada do livro „O Hotel Salusse em Nova Friburgo: Núcleo familiar, político e social (Rio de Janeiro: Imprimatur, 2009, Viveiros de Castro Editora, ISBN 978-85-60439-11-9, 124 p. il.) uma obra de pesquisa histórica referente à família Joset-Salusse. O livro consta dos capítulos: Nova Friburgo em meados do século XIX, Os imigrantes fundadores, A família Salusse, Apogeu e declínio e Ascendentes do casal Salusse, com Prefácios, Notas e Bibliografia. Em palavras de apresentação, o escritor Affonso Romano de Sant‘Anna menciona que o autor „faz uma espécie daquilo que os franceses chamam de 'petite histoire', ou seja, a partir de um detalhe reconstrói todo um painel ou um período da vida poíítica e social do país“. A historiadora Marieta de Moraes Ferreira, descendente de Marianne J. Salusse, lembra que esta, numa época em que as mulheres poucas possibilidades tinham de atuação, fundou e administrou o Hotel Salusse, dele fazendo um centro de vida social que marcou o desenvolvimento urbano de Nova Friburgo. Essas palavras chamam a atenção ao fato de que o autor, como em outros de seus trabalhos, procura também aqui valorizar de forma especial a mulher na história cultural.



26.09.2013

Avignon. „Sur le pont d‘Avignon“ e a Educação Musical nas suas relações com os Estudos Culturais. No o âmbito do ciclo de estudos eurobrasileiros de verão de 2013 na França foram retomadas algumas das questões tratadas na Semana de Música Teuto-Francesa realizada há 30 anos em iniciativa e com participação de pesquisadores e professores de música brasileiros em Leichlingen, cidade alemã geminada com a cidade francesa Marly-le-Roi. 


Esse evento de 1983 seguiu-se à Semana de Música Teuto-Brasileira levada a efeito no âmbito do Forum de Leichlingen dedicado a questões de Pedagogia Musical Comparada ou Educação Musical de orientação músico-cultural. Com a criação desse Forum procurou-se dar prosseguimento, na Europa, ao  debate e a esforços iniciados no Brasil em fins da década de 60 e início dos anos 70.


Compreensivelmente, um dos temas primeiramente lembrados e tratados no âmbito da Semana Musical Teuto-Francesa de 1983 disse respeito ao "Sur le pont d'Avignon", uma vez que essa cantiga, difundida no Brasil, também é amplamente conhecida na Alemanha e considerada na prática de ensino em compêndios didáticos do passado. Tratou-se, assim, de início, comparar o fenômeno representado por essa difusão, as respectivas práticas escolares e na lúdica infantil, assim como as explicações oferecidas pela pesquisa musical e de tradições culturais em diferentes contextos.


Transcorridos agora 30 anos desse evento, pareceu ser conveniente retomar a questão do "Sur le pont d'Avignon" à luz do desenvolvimento das reflexões das décadas posteriores, considerando sobretudo a repercussão local nos seus múltiplos significados de tão ampla propagação da cantiga e da respectiva dança de roda. Esse objetivo corresponde à necessidade de demonstrar a necessidade de uma condução dos estudos musicológicos segundo contextos globais para o desenvolvimento mais amplo e adequado da própria pesquisa musical na Europa.


Ponto de partida das reflexões foi a constatação do grande número de visitantes de todo o mundo que se dirigem a Avignon movidos pelo "Sur le pont d'Avignon". Pode-se supor que muitos deles pouco mais conhecem a respeito da cidade francesa do que a sua menção na popular cantiga. Uma simples canção teve assim a capacidade de fazer ou manter conhecida, atráves dos séculos e de países, europeus e extra-europeus, uma cidade que por muitas outras razões poderia ser lembrada, sobretudo por ter sido nada menos do que cidade de Papas na Idade Média.



25.09.2013

Riom.Tradições e cultura popular da Auvergne e estudos brasileiros. As estreitas relações entre a França e o Brasil evidenciam-se no desenvolvimento histórico dos estudos de tradições e da cultura popular em geral em ambos os países. Sobretudo a área disciplinar do Folclore foo marcada no Brasil pela recepção de publicações, correntes de pensamento, procedimentos e modêlos museológicos franceses. Reciprocamente, o Brasil se encontra representado de forma significativa na história dessa área de estudos na França já no século XIX, fato que se evidencia sobretudo na atuação do amazonense F.-J. de Santa-Anna Nery (1848-1901) (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/121/Santa-Anna_Nery.html). É a partir dos pressupostos criados por muitas décadas de relações que se pode considerar transformações mais recentes ocorridas na área disciplinar resultantes de novas situações e perspectivas, sobretudo através da influência de correntes dos Cultural Studies que se irradiam do mundo anglofônico.


Tem sido preocupação constante dos estudos promovidos pela A.B.E. observar não apenas o cultivo de expressões culturais populares na França em referenciação com o Brasil como também o estado atual e as tendências das reflexões e da prática de pesquisa, museológica e de aplicação de conhecimentos no ensino (Veja http://www.brasil-europa.eu/Paises/Franca.html). Entre os momentos das atividades eurobrasileiras nesse sentido menciona-se a participação em festividades rurais dos Alpes Franceses e em outras regiões, como a Alsácia (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/120/Alsacia.html) e Ardennes, assim como, sobretudo, a Bretanha (Veja http://www.revista.brasil-europa.eu/114/Tema.htm). A Auvergne é uma região que - pobre, isolada e conservadora de tradições no passado - merece particular consideração no âmbito dos Estudos Culturais tanto em perspectivas convencionais da Etnografia e do Folclore como no sentido de uma atenção dirigida a processos culturais em situações atuais.


Inaugurado em 1969, o Museu Regional da Auvergne conserva um acervo de mais de 4000 objetos referentes sobretudo à vida rural de Auvergne do século XIX . Na sua instalação, o museu seguiu o modêlo do Museu de Artes e Tradições Populares de Paris, instituição vinculada ao nome do etnólogo e museólogo Georges-Henri Rivière (1897-1985). O museu orientou-se, assim, segundo a mesma instituição que inspirou em parte a instalação do Museu de Artes e Tradições Populares de São Paulo, que teve mais tarde a sua denominação mudada para Museu de Folclore.


O museu da Auvergne é consciente que a instituição segue concepções já do passado, mencionando que conserva um tipo de apresentação destinada a dar testemunho de uma cultura popular, tradicional ou folclórica tal como imaginada por folcloristas, etnógrafos e historiadores na década de trinta do século XX. Nesse intento, dá-se particular atenção à vida agrícola, a práticas de trabalho no campo, na caça e pesca, na apicultura e na viticultura, assim como ao artesanato, à confecção de rendas e chapéus, à fiação, ao corte da pedra e à fabricação de potes. Os marcos do ciclo da vida, nascimento, casamento, morte, são exemplificados nas suas expressões tradicionais, assim como as festividades populares e as práticas e instrumentos musicais. As expressões relacionadas com o culto de Sto. Amable, padroeiro da cidade, recebem particular atenção.

O museu não pretende porém ser compreendido como um relicário, uma vez que os seus pesquisadores se dedicam também à Auvergne de hoje e às expressões e problemas atuais de seus habitantes, fato necessário numa região marcada pela industrialização e a presença de trabalhadores de diversos países, entre êles portugueses e brasileiros (Veja notícia). Os resultados das observações feitas na Auvergne serão publicados na próxima edição da Revista Brasil-Europa.



24.09.2013

Clermont-Ferrand. Portugueses e brasileiros na França Central: ações culturais. Pela concentração de interesses em Paris, à região do Loire ou ao sul da França, a região dos maciços centrais franceses pouco é considerada em programações turísticas e culturais e quase que não presente nos Estudos Culturais. Essa situação necessita ser modificada, uma vez que a região possui numerosa comunidade de residentes de língua portuguesa. A sua principal cidade, Clermont-Ferrand, ca. de 170 km de Lyon, no valo do Allier, é cidade industrial, marcada hoje pela diversidade cultural dos trabalhadores nas firmas ali estabelecidas. A região é conhecida por acolher há muito migrantes portugueses. A presença de grande número de brasileiros explica-se em grande parte pela firma Michelin ali sediada. A intensificação do engajamento financeiro e empresarial desse grupo no Brasil em anos mais recentes é conhecida pelo fato de ter aberto uma fábrica de pneus para fins civís em Campo Grande/RJ e pelo projeto de criar uma unidade de produção de pneus de turismo e de caminhonetes em Itatiaia, onde já existe um local de produção de cabos e pneus, procurando competir à altura com produtos não franceses. Como em outras cidades da Europa com grande número de brasileiros, também em Clermont-Ferrand registra-se a função da dança e da música na manutenção de características culturais, do idioma e no estreitamento de laços na comunidade. Brasileiros que nunca participaram de grupos carnavalescos ou de batucadas no Brasil passam a fazê-lo no Exterior. A sociedade Brésil volcanique, recentemente criada, procura difundir expressões culturais brasileiras, promovendo apresentações e cursos de música e dança. A considerável presença brasileira em Clermont-Ferrand e vizinhanças no presente e as suas manifestações culturais não devem porém obscurecer a consciência a respeito um passado de relações entre essa região da França e o Brasil. No âmbito do ciclo de estudos eurobrasileiros realizado na França em agosto e setembro do corrente ano, procurou-se levantar documentos e realizar estudos que permitam uma maior profundidade histórica na consideração dessa região, contribuindo para o processo integrativo consciente de novas gerações que já nascem no Exterior. Os resultados dos trabalhos serão publicados na nova edição da Revista Brasil-Europa.



23.09.2013

Dijon. Faculdade de Letras da Universidade de Dijon e o Brasil: Paul Gaffarel (1843-1920). Dijon, através de sua Academia de Ciências, Artes e Literatura, assim como pela sua universidade, criada em 1722, é uma das cidades francesas que pode contar com uma já longa história de elos culturais com o Brasil. Como um dos mais importantes nomes na história dessas relações deve-se lembrar no ano de Marseille como Capital Europa da Cultura o de Paul Gaffarel (1843-1920), marselhês, historiador devotado não apenas à história de Marselha como também à história colonial francesa, em particular também aquela referente ao Brasil. Tendo-se formado na École normale supérieure, a ela sendo agregado em História e Geografia em 1865, doutorou-se em 1869 com um trabalho sobre as relações entre a América e o Velho Mundo antes de Colombo (Étude sur les rapports de l'Amérique et de l'ancien continent avant Christoph Colomb 1869). A seguir dedicou-se ao ensino em várias instituições de ensino secundário e superior, em particular na Faculdade de Letras de Dijon. Foi responsável pela reedição anotada de obras básicas referentes aos franceses no Brasil no século XVI, a saber Les Singularitez de la France antarctique de André Thevet (1557) e Histoire d'un voyage faict en la terre du Brésil de Jean de Léry (1558). O estudo de questões referentes aos franceses no Brasil em Dijon justificaram elos com Pedro II° no século XIX. Com uma visita a Dijon, a A.B.E. procurou considerar contextualmente esses elos e o significado da Universidade local no desenvolvimento dos estudos brasileiros.



22.09.2013

Langres. L‘Encyclopédie e os Estudos Culturais. 300 anos de Denis Diderot (1713-1784). Pelos 300 anos de nascimento do escritor e filósofo francês Denis Diderot , ao lado de Jean-Baptiste d'Alembert (1717-1783) um dos principais responsávels pela Encyclopédie e grande vulto do Iluminismo, realizou-se uma sessão de estudos eurobrasileiros na cidade em que nasceu e na qual recebeu a sua formação: Langres, cidade do Departamento francês Haute-Marne da região Champagne-Ardenne. Os trabalhos consideraram a recepção e a influência de Diderot na literatura em português, as suas consequências para o desenvolvimento e sobretudo a atualidade de uma reconscientização do significado da Encyclopédie na história das idéias. A consideração do contexto de nascimento e formação de Diderot, do campo de tensões entre a procura abrangente de conhecimentos na tradição religiosa e as tendências que levariam à Encyclopédie procurou fomentar cotejos com situações atuais e salientar a oportunidade de seu estudo sob a perspectiva atual dos Estudos Culturais.



21.09.2013

Nancy. Renaissance Nancy 2013 no ciclo de estudos eurobrasileiros na França. A programação desenvolvida na França nos meses de agosto e setembro pela A.B.E., aberta na Alemanha, em Wiesbaden (Veja notícia), foi inaugurada na França com uma visita a Nancy. Essa escolha justificou-se pelo fato de ali realizar-se um dos maiores eventos culturais da Europa de 2013, o projeto Renaissance Nancy 2013.  Em mais de 100 manifestações levadas a efeito de maio a agosto na região metropolitana da Grand Nancy e da Lorraine/Lotríngia procurou-se possibilitar viagens no tempo entre o passado e o presente guiadas pelo conceito de Renascença e pelo espírito do Renascimento. Nancy, hoje capital do Departamento Meurthe-et-Moselle, região da Lorraine/Lotríngia, centro de uma área urbana que compreende vinte comunidades, entrou na história sobretudo como capital do Ducado da Lotríngia (Lotríngia Superior). A programação incluiu, entre outros eventos, Rendez-Vous Place Stanislas, Nancy Jazz Pulsations, Le Livre sur la Place, Saint-Nicolas e Le village de Noel, sendo que estes últimos serviram como uma preparatória em avant-première do projeto. Os numerosos concertos e espetáculos, encontros, ciclos de conferências, colóquios, as muitas exposições, publicações, festas, animações e excursões de descoberta do patrimônio artístico e cultural procuraram envolver participantes e assistentes de todas as esferas sociais e culturais, franceses e visitantes do Exterior. Para isso, foram realizados privilegiadamente em espaço público e em atmosfera festiva, inspirando-se também neste sentido nas grandes festividades públicas que marcaram a Renascença. Ponto alto desses eventos foi uma festa realizada em fins de junho às margens da água. A atualidade de uma reconscientização do significado de um espírito da Renascença para o presente e o futudo foi salientado pelos organizadores lembrando que o Ocidente, à época histórica marcada por esse conceito, viveu uma mudança fundamental, um prodigioso salto à frente e dos quais o homem atual é herdeiro. O aparecimento de novos modos de difusão de conhecimentos e de informação, as grandes descobertas que mudaram profudamente a percepção do mundo marcaram fundamentalmente a história da Humanidade. Nesse sentido, o escopo do programa é transepocal, compreendendo-se o fato de realizar-se uma de suas partes na Praça Stanislas de Nancy, uma das mais excepcionais do ponto de vista arquitetônico e urbanístico da Europa, obra da era do Iluminismo. O evento de Nancy veio assim de encontro às preocupações dos estudos euro-brasileiros voltadas ao fomento do Esclarecimento como tarefa dos Estudos Culturais. (Veja notícias)



20.09.2013

Wiesbaden. Brasil e Cultura no segundo semestre de 2013: Abertura. Abriu-se, em agosto, na cidade de Wiesbaden, capital do Estado de Hessen, Alemanha, os trabalhos culturais eurobrasileiros do segundo semestre do corrente ano. Essa bela e representativa cidade, de extraordinárias qualidades arquitetônicas, centro político e cultural da região onde se encontra a próxima Frankfurt a.M., é possuidora de instituições culturais de significado internacional, sobretudo na área da música e do teatro. O seu cosmopolitismo e o alto nível de sua vida social, cultural e intelectual explicam-se pela presença de visitantes de todas as regiões do mundo que ali se dirigem à procura de suas águas termais e do seu cassino. Essa vida cultural de Wiesbaden lembra que é ela - e não o vizinho centro financeiro de Frankfurt a.M. - o local mais adequado e legitimado para o tratamento de questões culturais referentes ao Brasil na região ocidental da Alemanha. Sem desmerecer o significado de Frankfurt a.M. nos estudos culturais, já considerado com atenção nos estudos da A.B.E. (http://www.revista.brasil-europa.eu/130/Portugal-Africa-Alemanha-Brasil.html), tudo indica que esse centro financeiro recebe atualmente uma atenção em assuntos referentes culturalmente ao Brasil que extrapola a sua real importância, não correspondendo à tradição e a aos fatos, e não se inserindo na corrente histórica dos estudos eurobrasileiros. Esse fato favorece distorções na compreensão de desenvolvimentos e iniciativas pouco fundamentadas. Wiesbaden vincula-se à memória do Príncipe Maximilian Alexander Philipp zu Wied-Neuwied (1782-1867), viajante e pesquisador de múltiplos talentos que realizou expedições no Brasil (1815-1817) e que pode ser considerado na tradição de Alexander von Humboldt (1769-1859). De abertura, a sua obra e suas consequências foram consideradas, dando-se sequência assim a trabalhos anteriores da A.B.E. dedicados à sua personalidade em Wied-Neuwied. Os trabalhos de Wiesbaden tiveram como principal escopo relacionar os vários complexos temáticos que vem sendo tratados no presente como preparação para a extensa série de empreendimentos na França que a êles se seguiram. Em ano dedicado privilegiadamente às relações Alemanha-Brasil da A.B.E., marcado pela celebração de Marseille como Capital Européia da Cultura, com a atenção voltada a questões de relações entre o Mediterrâneo e o Atlântico e ao patrimônio representado pelo pensamento esclarecedor em época marcada por crescente obscurantismo religioso, surge como oportuno considerar com especial atenção a passagem dos 300 anos de Denis Diderot (1713-1784). Filósofo e escritor do Iluminismo, principal autor da Encyclopédie, Diderot manteve estreitos elos com a Alemanha e com a Rússia à época de sua abertura ao Ocidente, pais considerado em ciclo de estudos em andamento da A.B.E. (http://revista.brasil-europa.eu/143/Baltico-Brasil.html). Sendo o significado de Wiesbaden em grande parte determinado pelas suas águas, procuradas no passado por grandes nomes da política, ciências e artes, foi local adequado para preparar os trabalhos que seriam a seguir realizados e.o. no tradicional balneário de Vichy, França, no sentido de realizar desideratum do ciclo de estudos levados a efeito em estâncias hidroterápicas do sul de Minas Gerais em fevereiro do corrente ano. (Veja notícia)



19.09.2013

Lisboa. Concertos de pianista brasileira E. L. Souza Lima. A pianista Emma Luiza Souza Lima comunica que realizou uma viagem de concertos pela Europa, salientando, pelo seu significado, concerto promovido pela Embaixada do Brasil em Lisboa. Procurando divulgar a obra composicional de João de Souza Lima, incluiu no seu programa o Moto Perpetuo de Paganini/Souza Lima.



19.09.2013

Santos. Seminário de Cidadania Ativa e Transformação Urbana. Patrícia Lattvo, que se dedica a estudos voltados à História Social da Cultura, encontrando-se envolvida na organização de um seminário sôbre Cidadania Ativa e Transformação Urbana do SESC Santos, entra em contato com a A.B.E. no sentido de procurar um especialista que possa tratar do Projeto Dortmund.



19.09.2013

Estudos sobre as relações Dinamarca-Brasil. Pamela Mastrocessario, estudante de pós-gradução de Relações Internacionais entre a Europa e a América Latina da Universidade de Bologna, residindo e trabalhando em São Paulo, entra com a A.B.E. no sentido de obter informações relativas ao tema da tese que prepara sobre os elos entre a Dinamarca e o Brasil.



19.09.2013

Interesse pelo idioma e cultura da Romênia entre brasileiros. Deive da Silva Melo, de São Paulo, que se dedica a estudos de Informática e Música, vinculada ao Centro Paula Souza-ITESP, entra em contato com a A.B.E. na sua procura de informações para realizar os seus intentos de estudos do idioma e da cultura romenos.



19.09.2013

Procura de obras de Henrique David Korenchendler. Adriana Ribeiro, produtora MEC/FM, Rio de Janeiro, preparando um progrma especial sobre as Bienais da Música Contemporânea Brasileira, entra em contato com a A.B.E. manifestando o seu interesse na gravação da obra Divertimento para violoncelo op. 58, vencedora do 1° Concurso Nacional de Composição, editada em 1977.



14.09.2013

Buenos Aires. Vestigios: Musica Poetica + Fundación Vocación Humana. Realiza-se, no domingo, dia 15 de setembro, em Aráoz 1942, Palermo - CABA, o concerto „Vestigios“, com obras de F. Geminianini, G. F. Handel e a estréia de „Musica para Marius Schneider“ de Luis Mucillo. O ensemble barroco que atua é composto por Lourdes Cútolo (cravo), Gabriel Pérsico (traverso), Joelle Perdaens (violino barroco) e María Jesús Olóndriz (cello barrroco).



14.09.2013

Eventos de agosto e início de setembro e reinício de trabalhos do Secretariado da A.B.E.. Durante o mês de agosto e as duas primeiras semanas de setembro, época de verão europeu, o secretariado do Centro de Estudos Brasil-Europa permaneceu fechado, possibilitando a participação de seus colaboradores em ciclo de estudos aberto em Wiesbaden, Estado de Hessen, Alemanha, preparador de ampla viagem de estudos por cidades francesas. Esse vasto empreendimento deu sequência aos trabalhos iniciados em 2012 por motivo da celebração de Marselha como Capital Européia da Cultura de 2013, como noticiado e relatado na Revista Brasil-Europa. Reiniciando agora os seus trabalhos, retoma-se o serviço de divulgação de notícias interrompido nessas semanas. Algumas das mensagens recebidas e alguns dos acontecimentos ocorridos em agosto e início de setembro serão divulgados de forma abreviada a posteriori nesta página. Relatos mais detalhados dos trabalhos desenvolvidos serão oferecidos no próximo número da Revista Brasil-Europa.



07.08.2013

Blumenau. Falecimento do Frei José Luís Prim OFM, especialista em música sacra. A Ir. Miria Kolling comunica o falecimento, no dia 6, do franciscano Frei José Luiz Prim, músico, compositor, regente por muitos anos dos Meninos Cantores de Petrópolis. No dia 19 de julho, sofreu um acidente em viagem de Blumenau a Rio dos Cedros, onde pretendia dar aulas de Liturgia na Escola Diaconal. No caminho de Blumenau a Idaial, irritando-se com a vinda de um ônibus com luz alta, colidiu com a proteção da ilha de segurança, capotando. Se os primeiros exames não demonstraram problemas mais graves, estes se manifestaram após alguns dias, comprometendo movimentos de membros do corpo. Retirou-se ao Noviciado Franciscano de Rodeio, procurando manter o espírito de esperanças, de alegria e entusiasmo que sempre o caracterizou. Com os Canarinhos de Petrópolis, Frei José Luiz Prim colaborou intensamente com o Simpósio Internacional Música Sacra e Cultura Brasileira, em São Paulo, em 1981, e com o encontro que se seguiu em Petrópolis. Participou em encontros e congressos internacionais de música sacra em Colonia e em Roma, assim como na missa de encerramento do simpósio internacional de música sacra que se realizou conjuntamente com o II Congresso Brasileiro de Musicologia na igreja do Mosteiro do Rio de Janeiro, em 1992. A música sacra católica no Brasil perde um de seus mais destacados representantes, o trabalho internacional relacionado com a cultura do Brasil um de seus mais idealistas colaboradores.



06.08.2013

Vilhena/Rondonia. Ação do Plano Nacional de Cultura Exportadora, PNCE. A Coordenadoria Internacional - COINTER - comunica que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, através do Governo do Estado e Parceiros institucionais, realiza um Curso Básico de Exportação e Ferramenta Exporta Fácil, Ação do Plano Nacional de Cultura Exportadora, PNCE. O curso terá lugar na Associação Comercial e Empresarial de Vilhena - ACIV no dia 15 de agosto do corrente. (Fernando Correa dos Santos)



05.08.2013

Maputo/Moçambique. Passeata à Baixa da cidade de Maputo. O Sr. Pedro Nhacota Jr. - Campus da UEM de Maputo -, comunica a realização de uma passeata guiada à histórica baixa de Maputo a partir da fortaleza de Maputo com início às 8 horas do dia 10 de agosto. Esta é a primeira atividade oficial do OCULTU /Observatório Cultural de Moçambique, associação sem fins lucrativos. A sua missão consiste na pesquisa, produção e divulgação de conhecimentos na área cultural com vista a promover e valorizar a diversidade cultural de Moçambique através da capacitação, colaboração e realização de estudos e de impacto de eventos, instituições e intercâmbios culturais. A passeata será guiada por Matilde Muocha, historiadora e gestora cultural.



03.08.2013

Santa Catarina. Mário Schlindwein - membro correspondente da A.B.E.. Passa a pertencer ao círculo dos membros correspondentes da A.B.E. o Sr. Mário Schlindwein, consultor na área organizacional de melhoria, gestão de pessoas e cultura organizacional. Graduado em Administração de Empresa pela UNISUL -Itajaí, é especializado em Recursos Humanos - Estácio de Sá- IEA - Col. Universitário. Possui formação em Tecnologia Têxtil no CETIQT/RJ, Professor da Unisul em Aprendizagem Organizacional; Auditoria em Gestão de Pessoas e das Organizações, e Getão de Operações Logísticas, por 9 anos; Consultor Tecnológico Empresarial SEBRAE - Gestão de Material e Processos, e Gestão de Qualidade Total; Consultor Empresarial nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Negócios, Organização Gerencial, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, Logística de Processos e Tempos e Métodos, Avaliador do Premio Talentos Empreendedores SEBRAE/GERDAU 2003, 2004, 2005. (O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Solicitaçõe de cópias de artigos e partituras não serão respondidas. Como explicitamente salientado nos sites da A.B.E. (http://www.arquivo.akademie-brasil-europa.org/portugues-archiv.html), a biblioteca e o arquivo da A.B.E. e do I.S.M.P.S. são apenas de presença. Os materiais dos acervos são de uso exclusivo de membros das instituições e participantes de ciclos de estudos, para leituras, não sendo permitido deles tirar cópias por motivos legais e administrativos. Dessa norma não se faz exceção. Apesar dessa explícita menção, tem-se continuamente recebidos pedidos de cópias e disponibilização de materiais. Há interessados que enviam os seus pedidos ou mesmo assédios através de departamentos de universidades no sentido de forçar o envio de materiais. Essas requisições não serão mais respondidas.(O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Rio de Janeiro. Interesse por estudos europeus de estudantes do nível médio. A A.B.E. recebe correspondência de alunos de instituições de nível secundário que procuraram orientações quanto a preparativos para futuros estudos universitários em áreas relacionadas com a história e a cultura européia. (O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Delmiro Gouveia/Alagoas. Pesquisas da Cachoeira de Paulo Afonso. O Sr. Renato Ferreira dos Santos, do Serviço Público de Delmiro Gouveia, que realizou uma monografia de Direito sobre a Cachoeira de Paulo Afonso, entra em contato com a A.B.E. com referência a artigos publicados na Revista Brasil-Europa sôbre o rio São Francisco (http://revista.brasil-europa.eu/141/Rio-Sao-Francisco-e-paisagismo-alemao.html). Desenvolve-se uma correspondência no sentido de publicação de texto relacionado com o seu trabalho.(O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Ribeirão Preto/São Paulo. Apresentações corais e Feiras do Livro. O prof. J. Gerardo Guimarães comunica as suas obserções de apresentações de corais defronte ao Teatro Pedro II, destacando a presença de crianças. Também salienta a realização de Feiras do Livro, ainda que a maioria delas chame mais a atenção pelos shows de artistas populares.

(O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Bielefeld. Caminhos transatlânticos nas relações turco-teuto-brasileiras. No âmbito dos retiros de verão da A.B.E. (Veja ) tratando-se de assuntos resultantes de viagens recentemente realizadas pela Turquia para a publicação na Revista Brasil-Europa, procura-se levantar dados sôbre a trajetória de músico formado no meio europeu de Istambul no início do século, que atuou em Bielefeld e posteriormente emigrou aos EUA, onde influenciou a carreira de artistas brasileiros. (O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Moers. Por motivo de festa das rosas no castelo de Moers: a rosa como símbolo no Islão e na tradição brasileira. No âmbito dos retiros de verão da A.B.E. (Veja ) tratando-se de assuntos resultantes de viagens recentemente realizadas pela Turquia para a publicação na Revista Brasil-Europa, considerou-se, com base em visita feita ao museu de Konya, questões referentes à comparação de imagens no Islão e na tradição mística ocidental vigente no Brasil. Atenção especial foi dada a imagens florais por motivo dos preparativos da primeira festa das rosas no parque do castelo de Moers no dia 4 de agosto e que está sendo acompanhada por estudos da rosa e da sua simbólica no passado e no presente em diferentes contextos culturais. (O. Azevedo Wüllner)



03.08.2013

Retiros de verão da A.B.E. para a discussão de temas atuais. Realizaram-se, na última semana de Julho, retiros para o debate de temas atuais referentes a estudos brasileiros em diferentes cidades da Renânia do Norte/Vestfália. As sessões coincidiram com com férias de verão do secretariado da instituição. Os principais temas tratados foram: 1) discussão de impressões de recentes viagens à Turquia de membros da A.B.E. residentes na Europa e vindos diretamente do Brasil para a elaboração de textos a serem publicados na Revista Brasil-Europa, com a realização de pesquisas complementares; 2) discussão da visita do Papa ao Brasil e da sua recepção na mídia européia sob a perspectiva dos estudos de processos culturais; 3) discussão de denúncias contra pesquisadoras brasileiras a órgãos internacionais de defesa da retidão científica pelo uso indevido de títulos (Amazonas) e de apropriação e edição não-autorizada de materiais de pesquisas indígenas financiados (Rio de Janeiro). (O. Azevedo Wüllner)



23.07.2013

Rio de Janeiro, Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). Ocorre entre os dias 23 a 28 de Julho, no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), sob o pontificado do Papa Franciscus I, jesuíta. A presença da população jovem católica se faz notar na Jornada, concomitantemente a manifestações pacíficas de cunho reivindicatório. O trajeto inicial do Sumo Pontífice incluiu a passagem pelo Centro da cidade e o encontro com autoridades. (Prof. L.F.Kaltner)



23.07.2013

250 anos da história emigratória dos teuto-russos e suas implicações para o Brasil.  No dia 22 de Julho de 1763, a Czarina Catarina A Grande (1729-1796) assinou um manifesto-convite a colonos estrangeiros que desejassem fixar-se na Rússia. Esse documento deu início à história dos teuto-russos ou alemães do Volga. Vindos de regiões empobrecidas da parte ocidental da Alemanha, sujeitos a opressões e espoliados pelos senhores locais, muitos alemães aceitaram o convite de uma soberana que era de origem alemã. Com a imigração, Catarina procurava não só o povoamento mais intenso do território russo, mas também o desenvolvimento econômico e cultural do pais. Sobretudo esperava o aumento do número de manufaturas e fábricas. Muitas promessas foram feitas aos emigrantes, entre êles o da liberdade de idioma e religião. Se muitas das promessas não foram cumpridas, os colonos estabelecidos na parte central do Volga puderam, após anos de dificuldades, alcançar considerável prosperidade em meados do século XIX. Uma colonia de menores dimensões criou-se na região do Mar Negro, atual Ucraina. Para o estudo da imigração alemã à América do Sul, os „alemães do Volga“ assumem particular significado, pois estabeleceram-se em número considerável no Paraguai, Argentina e regiões limítrofes. Teuto-russos também vieram para as grandes cidades, onde contribuiram para o desenvolvimento da vida cultural e musical, como em São Paulo. As repressões e expulsões que sofreram à época da Guerra e em época posterior levaram a que muitos retornassem à Alemanha, onde hoje possuem sociedades e mesmo museus. Esse retorno, após tantas gerações, foi acompanhado por grandes dificuldades, também relativamente à identidade e devido a discriminações. A recuperação da própria história depende muito de uma cooperação com grupos emigrados para a América Latina. Vice-versa, os estudos dos teuto-russos no Novo Mundo podem ganhar com o desenvolvimento das pesquisas entre os retornados na Alemanha. Deve-se mencionar que o primeiro estudo histórico-musicológico referente às colonias alemãs sul-americanas foi um trabalho de levantamento de Karl Gustav Fellerer (1902-1984) dedicado aos
alemães do Volga. Tratar dessas questões no âmbito do „Projeto Âmbar“ foi um dos objetivos do ciclo de estudos eurobrasileiros em S. Petersburgo (http://revista.brasil-europa.eu/143/Baltico-Brasil.html), devendo o respectivo relato ser publicado na Revista Brasil-Europa. (O. Azevedo Wüllner)



23.07.2013

Aparecida do Norte/SP. Recepção do Papa com música de Miriam T. Kolling. Após ter participado na Semana Missionária, em São Paulo, encerrada com uma Missa do Envio, Miria T. Kolling dará continuidade às suas atividades relacionadas com a estada do Pontífice no Brasil participando de celebrações em Aparecida e no Rio de Janeiro. No dia 24, em Aparecida, será cantado com coral e povo a sua saudação „Francisco no abraço do Redentor“ à chegada do Papa e também na celebração eucarística. A pedido do bispo auxiliar de Aparecida, D. Darci José,que oficilizou a composição para acolher o Papa, a saudação receu uma estrofe extra. Trata-se de uma marcha-rancho, harmonizada a quatro vozes.(O. Azevedo Wüllner)



16.07.2013

Reflexões sobre o sentido de bolsas de „doutoramento sandwich“. No sentido de promover uma internacionalização universitária, órgãos brasileiros, em convênios com organizações alemãs, vêm enviando considerável número de pós-graduados que, realizando o seu doutoramento no Brasil, passam um certo período de tempo em universidade do Exterior. Muitas são as questões que estão sendo levantadas sobre o sentido desses empreendimentos tão dispendiosos para o Brasil e que abrem portas para abusos. Ainda que denominando-se de „doutoramento sandwich“, em muitos casos não o são, pois os estudantes não podem ser admitidos no estudo regular de doutoramento segundo normas de universidades européias. Tratam-se, assim, antes de cursos livres, de visitas temporárias, que são, porém, sugeridas no Brasil como se fossem de real co-doutoramento. Há indícios que, através de bolsas concedidas em diferentes áreas para pessoas da mesma família ou próximos, vem-se favorecendo a saída definitiva de especialistas do Brasil. Há, também, um problema que já há muito vem sendo constatado, que depõe contra a imagem do país e que é conhecido em círculos especializados como „síndrome Villa-Lobos“. Esse nome explica-se pelo fato do compositor, chegando a Paris, ter dito: „vim para mostrar o que fiz, não para aprender“. Tem-se indícios que há estudantes que não têm primordialmente interesse em realizar estudos em universidades européias, pois já se consideram formados, mas sim em procurar caminhos mais fáceis e rápidos para a obtenção de títulos, aproveitando o tempo para o tecimento de rêdes de contatos através da realização de estágios práticos não-remunerados junto a instituições de renome. Ainda que os contatos tenham sido superficiais e temporários, servem à auto-promoção. Posteriormente, a menção dessas instituições - sem aquela das circunstâncias dos estágios - servirá para currículos e, assim, para o alcance de cargos de influência. A internacionalização universitária que assim se promove favorece a formação de rêdes que não têm como escopo principal de seus membros o alcance de conhecimentos e o desenvolvimento da pesquisa, mas sim prioritariamente o de poder, satisfação de interesses e ambições pessoais. Este, porém, não pode ser o sentido de uma internacionalização de estudos no sentido próprio do termo. Com as atuais possibilidades abertas pela Internet à internacionalização de estudos, levanta-se a questão se essa nova edição - e em grandes dimensões - das antigas bolsas à Europa de fins do século XIX e início do XX corresponde de fato às necessidades atuais e se os recursos assim dispendidos não poderiam ser empregados de forma mais eficiente. (O. Azevedo Wüllner)



16.07.2013

Três Corações/MG. Universidade Vale do Rio Verde – UninCor. Interesse por Carlos de Mesquita. O Prof. Fredrico Silva Santos entra em contato com a A.B.E./I.S.M.P.S. no sentido de obter informações o para desenvolvimento de pesquisas relativas ao compositor Carlos de Mesquita com base em relatos de trabalhos publicados na Revista Brasil-Europa (http://www.revista.brasil-europa.eu/121/Carlos_de_Mesquita.html) (O. Azevedo Wüllner)



16.07.2013

Jundiái/SP, Universidade Claretiano - UDEMO. Inspetoria Salesiana de São Paulo. O Mtro. João Alves, regente de uma dos mais antigos grupos gregorianos no Brasil, entra em contato com a A.B.E./I.S.M.P.S. à procura de composições do Pe. Fausto Santa Catarina. (O. Azevedo Wüllner)



16.07.2013

Juiz de Fora/MG. Universidade Federal de Juiz de Fora. Procura do Cancioneiro de Elvas. A Sra. Andreia Lira, bacharelanda em canto pela UFJF,que se dedica à música antiga, entra em contanto com a A.B.E./I.S.M.P.S. à procura de informações sobre o Cancioneiro de Elvas. (O. Azevedo Wüllner)



11.07.2013

Música. Velhos Temas, Novas Leituras, Sérgio Bittencourt-Sampaio. Em livro que reúne artigos publicados em diferentes periódicos entre 1999 e 2008 e inclui um comentário sobre vozes negras femininas extraído de uma de suas obras (Negras Líricas: Duas Intérpretes Negras Brasileiras na Música de Concerto, séc. XVIII-XX, ed. 7 Letras, 2010 - Veja notícia), Sérgio Bittencourt-Sampaio oferece textos que, na sua maioria, relacionam-se com compositores e obras do século XIX (Música: velhos temas, novas leituras. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012, 288 p. ISBN 978-85-7478-401-4). O autor, que desde cedo recebeu formação musical e estudou com Homero de Magalhães e Sonia Maria Vieira, distinguindo-se como acompanhante e conferencista, foi assessor cultural do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e presidente da Academia Nacional de Música.Os artigos anteriormente publicados passaram por revisões e ampliações para o livro. Além de Nota Preliminar, a obra inclui os artigos „Vozes Negras Femininas“, „Aspectos ‚insólitos‘ da Música na Corte durante o Segundo Reinado“, „O Visconde de Taunay e a música“, „A Carmen de Bizet e seu contexto social“, „Chopin e Bellini em Paris: duas pátrias, uma única sensibilidade“, „Aspectos religiosos e transcendentes na música de Franz Liszt para piano“, „Contribuições judaicas, luteranas e feéricas na música de Felix Mendelssohn para piano (Com particular ênfase nas Canções sem Palavras)“, „A mulher compositora: uma expressão silenciada?“, „O silêncio na música“ e „Som e cor: realidade ou fantasia?“. Uma das questões que preocupa o autor, interessado sobretudo em questões de Gênero, diz respeito ao significado da música nos imaginários masculino e feminino, assim como da relação da arte com a figura da mulher.(pág. 216). (O. Azevedo Wüllner)



10.07.2003

Berlin-Pfaueninsel, Patrimônio Cultural Mundial. Aclimatação de plantas tropicais na Alemanha no século XIX e a aclimatação de europeus nos trópicos. No âmbito dos trabalhos do programa Cultura/Natureza da A.B.E. desenvolvidos em Berlim-Wannsee, considerou-se a „caça de plantas“ tropicais por jardineiros reais em vários centros botânicos da Europa e de regiões extra-européias no século XIX. Através de estudos e da visita de hortos e jardins, sobretudo na Inglaterra e nos Países Baixos, criou-se uma rêde de contatos internacionais para a obtenção e o cultivo de espécimes tropicais. Importante projeto neste sentido foi o jardim das palmeiras na ilha dos pavões na região de lagos entre Berlim e Potsdam, área de relevante significado para o estudo do paisagismo nas suas relações com correntes estético-culturais. Adquirida pelo rei Friedrich Wilhelm II em 1793 para a criação de um jardim, a antiga ilha de coelhos foi transformada em paisagem configurada esteticamente a partir de 1806 através do jardineiro real J.A.F.Fintelmann e do renomado P. J. Lenné. A encenação da arquitetura nas suas associações com a cultura popular e do passado sob o signo de correntes românticas desempenhou importante papel na criação dessa paisagem ajardinada. A fascinação pelo exótico manifestou-se na criação de uma casa de palmeiras em 1830 segundo projeto de J.K.F.Schinkel. Um edifício anexo em madeira e vidro de 34 metros de comprimento e 10 de altur, de significado para a história da arquitetura em vidro do século XIX, recebeu batentes e janelas de construções da Índia, adquiridas pelo rei, juntamente com uma coleção de palmeiras. Em 1845, o edifício foi coroado com uma parte central envidraçada e uma cúpula. Ao sul da casa, plantaram-se folhagens, fazendo com que a ilha dos pavões se transformasse em
centro difusor do gosto por folhagens na Europa do século XIX. Entre elas, cultivavam-se fumo, canas da Índia e bananeiras. O edifício perdeu-se com um incêndio, em 1880. Hoje, algumas colunas marcam o antigo local. Nas reflexões, considerou-se até que ponto a preocupação pela aclimatação de plantas influenciou o discurso sobre a aclimatação humana no século XIX. Jardineiros e pesquisadores experimentaram as dificuldades da aclimatação em regiões tropicais, sendo que alguns nelas faleceram, como Friedrich Sello (1789-1831) no Brasil. A preocupação pela aclimatação não deveria ser vista, assim, apenas como resultado das intenções e dos estudos coloniais posteriores. (http://revista.brasil-europa.eu/143/Aclimatacao-do-europeu-nos-tropicos.html) Ela deveria ser estudada nos seus pressupostos em relação com o desenvolvimento da Botânica aplicada e da arte e ciência de jardins e do paisagismo. (G. Freitas)



08.07.2013

Berlin-Wannsee: Palácio Glienicke. Lembrando a família de jardineiros prussianos Sello e seus contatos com o Brasil - Friedrich Sello (1789-1831). No âmbito do projeto Cultura/Natureza da A.B.E. realizou-se uma visita ao museu dedicado à arte de jardinaria real prussiana instalado no Palácio Glienicke, na ilha de Berlin-Wannsee. Arquitetura e parque, com as suas referências à Itália, adquirem extraordinária relevância para estudos do paisagismo nos seus elos com processos culturais em relações internacionais.Para os estudos eurobrasileiros, adquire particular significado Friedrich Sello, batizado em Potsdam e falecido no Rio Doce. De família de renomados jardineiros reais, o seu pa era jardineiro em Sanssouci. A convite do Barão von Langsdorff (1774-1854) tomou parte em expedição científica no Brasil a partir de 1814. Acompanhou a expedição do Príncipe Maximiliano zu Wied-Neuwied (1782-1867) e de Georg Wilhelm Freyreiss (1781-1825) ao litoral da Bahia. Também trabalhou na região do Rio Doce e no Sul do Brasil, enviando madeiras tropicais e milhares de sementes de plantas a jardins europeus. Tomou parte também na expedição etnológica de Ignaz Maria von Olfers (1793-1872). Documentos manuscritos encontram-se hoje no Museu de História Natural de Berlim, Um recente projeto da Fritz Thyssen Stiftung dedica-se a seu estudo. A formação e viagens dos jardineiros da Côrte prussiana possibilitavam contatos diversificados com o Exterior. Um papel importante desempenhou a Sociedade de Jardins de Berlim, que estabeleceu o intercâmbio científico nos seus estatutos. Os arquivos demonstram contatos e trocas de conhecimentos com muitas sociedades de ajardinamento da Europa e de países não-europeus. Uma das principais publicações da época foi o Compêndio da bela arte de jardins de Gustav Meyer (1859), a primeira obra abrangente da história da arte de jardins e da sua configuração à épo, com informações práticas. Meyer recebeu apoiou de renomados cientistas e artistas de jardins, entre êles Alexander von Humboldt (1769-1859) e Karl Koch (1809-1879), assim como do príncipe Hermann Pückler-Muskau (1785-1871). Como os soberanos prussianos desejavam ter sempre frutas frescas e verduras, em partícular frutos exóticos, considerados como representativos, os jardineiros reais desenvolveram constantemente novos métodos e estufas no sentido de ampliar o sortimento. Grande foi o número de árvores e
arbustos que se tornaram necessários para os jardins reais. Também para a ornamentação com flores das salas de palácios dava-se particular valor a espécies exclusivas e arranjos artísticos, sendo também aqui necessário o cultivo de plantas extra-européias. (G. Freitas)



08.07.2013

Maceió. Estrada de Ferro Paulo Afonso de Davi R. Bandeira da Silva e artigo na Revista Brasil-Europa. O Prof. Davi Roberto Bandeira da Silva, pesquisador em História do Nordeste, residente em Maceió, entrou em contato com a A.B.E. informando que o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas publicou, em 2012, o seu livro A contrução da Estrada de Ferro Paulo Afonso: fotografia e história. Nessa mensagem, o pesquisador menciona que o artigo publicado em três partes na Revista Brasil-Europa a respeito de texto de Hermann Ferschke a partir de um diário do engenheiro alemão representa uma fonte de grande interesse para o seu trabalho.Também as menções referentes ao fotógrafo Mendo nesse artigo surgem como de especial significado para o prosseguimento de suas pesquisas, uma vez que o seu livro incluiu fotos por êle realizadas.(http://revista.brasil-europa.eu/141/Alemaes-e-critica-da-sociedade.html; http://revista.brasil-europa.eu/141/Alemaes-em-Alagoas.html; http://revista.brasil-europa.eu/141/Rio-Sao-Francisco-e-paisagismo-alemao.html)  Considera o diário do engenheiro alemão tornado conhecido  „fantástico do ponto de vista do cotidiano da cidade“. Somente por esse texto soube que o fotógrafo Mendo era brasileiro. „Portanto, fica um misto de alegria a decepção por ter tido acesso a esses informes do diário alemão na revista Brasil-Europa somente depois de ter publicado o livro.“ Pelas ilustrações que são
do diário alemão, atribuídas ao fotógrafo Mendo, isso suscita que ele teria feito mais imagens do que as publicadas, principalmente aquela do lugar Pedra do Sino, do qual o pesquisador encaminhou algumas imagens recentes à A.B.E..Seria possível, segundo êle, que o autor do diário tivesse sido Reinhold Nickse, que fez parte das inaugurações da ferrovia na década de 1880. Espera-se que, com o prosseguimento da correspondência, o aprofundamento da pesquisa possa ter continuidade. (O. Azevedo Wüllner)




07.07.2013

Berlim. Intensa presença de brasileiros nas paradas CSD como fenômeno cultural. As paradas e os programas paralelos realizados por ocasião do Christopher Street Day em várias cidades alemãs vêm constituindo uma das principais oportunidades para a participação de grupos e empresas de brasileiros em eventos de grande impacto na mídia. Mais do que por ocasião do carnaval e de festas dedicadas às culturas do mundo ou de bairros, a bandeira do Brasil pode ser vista nessas ocasiões. Ela não apenas marca, como em outras festividades, barraquinhas para a venda de bebidas, mas sim também carros com a participação de grupos de brasileiros e amigos do Brasil que tomam parte na parada. Para além da participação comercial  que demonstra a ação empresarial de brasileiros residentes na Alemanha e que viajam de cidade a cidade por ocasião de festas, não necessariamente vinculados a seus respectivos motivos, os grupos que se apresentam nos carros participam ativamente nas intenções políticas manifestadas de forma lúdica nas paradas. Em entrevistas com brasileiros que possuem ou que trabalham em barracas de venda de bebidas, tomou-se conhecimento da numerosa e crescente atuação de brasileiros do Norte e do Nordeste do Brasil. Essas pequenas firmas tiveram o cuidado particular de ocupar lugares privilegiados nas áreas da festa, de modo que a bandeira do Brasil pôde ser vista em cenários de alto simbolismo, tais como perante a Porta de Brandenburgo ou a estátua da Vitória. Para além das mensagem específicas de direitos LGTB, a participação intensa de brasileiros em carros relacionou-se necessariamente com as dimensões
político-culturais mais amplas da manifestação. Entre estas, salienta-se a da crítica à Rússia e à Igreja Ortodoxa por medidas repressivas da liberdade de expressão e de direitos, e que adquirem significado internacional. Se alguns países, como os Estados Unidos, os Países Baixos e a Grã-Bretanha estiveram representados oficialmente, o Brasil manifestou sobretudo através de brasileiros residentes na capital da Alemanha a sua solidariedade para com um movimento de defesa de direitos humanos e de cidadania que surge como um dos fenômenos culturais de mais alta repercussão e implicações da atualidade. (G. Freitas)




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Rêde de correspondentes da organização
Direção geral: Prof. Dr. Antonio Alexandre Bispo, Universidade de Colonia


para comunicados: Contato

coordenação e redação: colaboradores do Centro de Estudos Brasil-Europa



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