Atualidades BRASIL-EUROPA. Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais - Academia Brasil-Europa. Ed. A.A.Bispo


Atualidades

BRASIL-EUROPA

ACADEMIA BRASIL-EUROPA (A.B.E.)
Organização de estudos de processos culturais em relações internacionais (registrada em 1968)
e institutos integrados de pesquisas. Editor: Prof. Dr. A. A. Bispo

 

Portal Brasil-Europa      Academia      I.S.M.P.S.      Revista     Contato     Impressum     Estatística



Notícias

para comunicados: Contato

coordenação e redação: secretariado da A.B.E.



« Notícias anteriores        Notícias mais recentes »              

 
31.03.2012

Évora. Contato com a Academia Brasil-Europa. A Profa. Maria de Deus Beites Manso, vinculada à Universidade de Évora, Portugal, que se dedica a estudos relacionados com o antigo Império Português, com História Cultural e Religiosa, assim como com História da Mulher, entra em contato com a A.B.E. no sentido de tomar conhecimentos de atividades e projetos. Professores vinculados com a Universidade de Évora colaboraram com eventos da A.B.E. e do I.S.M.P.S., salientando-se  o Colóquio Internacional Dimensões Européias da Música Portuguesa (2003). (O. Azevedo)



31.03.2012

Gummersbach. Encontros finais para publicação de trabalhos Brasil-Melanésia. Realizaram-se, no Centro de Estudos Brasil-Europa, trabalhos finais para a publicação de relatos dos ciclos de estudos levados a efeito em janeiro de 2012 na Austrália e na Melanésia. 24 textos referentes a encontros em instituições, diálogos com grupos culturais e observações foram debatidos e considerados os pareceres recebidos, em especial dos correspondentes da região. Particular atenção receberam os relatos das instituições visitadas, salientando-se a Universidade do Pacífico Sul, a Universidade de Fiji, o Museu Nacional de Vanuatu e o Centro Cultural Tjibaou na Nova Caledônia. Os textos serão publicados na Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira 136, segunda edição do corrente ano. (O. Azevedo)



30.03.2012

São José dos Campos. Lançamento de publicação de Alberto Ikeda. Foi lançado recentemente pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, SP um trabalho intitulado Folia de Reis, Sambas do Povo. A obra escrita pelo musicólogo e professor universitário Dr. Alberto Ikeda  pertence a Coleção Cadernos de Folclore que com esta publicação alcança 21 volumes. Uma breve passada de olhos pelo sumário já nos dá a ideia de sua importânica. O autor ocupa-se dos seguintes assuntos: Do lundu ao manguebeat; São João no Brasil; Cururu, resistência e adaptação de uma modalidade musical da cultura tradicional paulista; Manifestações tradicionais: rituais, artes, ancestralidade; Folia de Reis; Forró: dança e música do povo. Alberto Ikeda não só apresenta os temas como os analisa calcado em bases teóricas seguras. A obra apresenta, ainda, uma boa documentação de temas transcritos em pautas musicais bem elaboradas, o que supre uma lacuna muito comum em pesquisas feitas sem a devida preocupação ou conhecimentos técnicos de música. (J.Gerardo M. Guimarães)



29.03.2012

Santiago de Cuba. Nossa Senhora do Cobre nos Estudos Culturais. Com a visita pontifícia em Cuba, a veneração de Nossa Senhora do Cobre voltou ao centro das atenções. Essa expressão de culto mariano marcou as solenidades em Santiago de Cuba, seu principal centro; uma imagem de N. Sra. do Cobre foi oferecida oficialmente ao Papa, o que manifesta o seu significado na cultura cubana. A A.B.E. desenvolveu estudos culturais e de religião comparada relacionados com esse culto em várias ocasiões de viagens e encontros em Cuba à luz das pesquisas voltadas a formas de expressão correspondentes no Brasil. Em 2002, esses estudos, levados a efeito sobretudo em Santiago de Cuba, focalizaram a necessária revisão de interpretações divulgadas na literatura, também em publicações cubanas. As características imagológicas das expressões podem ser explicadas a partir de estudos mais especializados de hermenêutica que veem sendo desenvolvidos nas últimas décadas, o que exige a revisão de hipóteses, modêlos elucidativos e mudança de paradigmas. (O. Azevedo)



27.03.2012

Manchester/Ruhrgebiet. Metropolizações e recuperação urbana de zonas industriais na Inglaterra, Alemanha e Brasil. Em conferência na Universidade Popular da região de Oberberg foram apresentados os resultados relativos à arquitetura e urbanismo de trabalhos euro-brasileiros desenvolvidos em Manchester (Veja notícias). Assim como a região metropolitana da grande Manchester, a segunda maior cidade da Inglaterra, também a região do Ruhr, na Alemanha, caracteriza-se pela revolução de funções e renovação urbana após a crise industrial e a decadência. Em ambas as regiões experimentam-se modêlos de desenvolvimento urbano que devem ser analisados e comparados. Manchester transformou-se num dos principais centros europeus de cultura popular e, consequentemente de significado para os Cultural Studies. Manchester foi a primeira grande cidade industrial do mundo. Ganhou reputação internacional durante o século XIX com a produção de algodão e outros tecidos. Muitas idéias radicais e inovativas em política, economia e ciência surgiram da complexa comunidade urbana. As fábricas, necessitando de operários, intensificaram a vinda de migrantes de outras regiões do país e estrangeiros. Canais e ferrovias garantiram métodos eficientes de transportes. Nos últimos anos, a região do Noroeste da Inglaterra transformou-se em centro de vibrantes comunidades. Hoje, Manchester é cidade procurada pelas suas universidades, pelo seu futebol e pela sua vida cultural. Para a solução de problemas de transporte e trânsito, reintroduziram-se bondes. A cidade é centro de cultura alternativa, salientando-se a sua gay Village, fator importante de recuperação urbana e revitalização cultural progressista da cidade. Na conferência comparou-se a situação com aquela de São Paulo, mostrando-se, por meio de fotos, similaridades entre bairros como o Brás, Glória, Mooca e Barra Funda com zonas de Manchester e do Ruhr.



26.03.2012

São Paulo. Obra de Thaiz Ibanez selecionada para a Olympic Fine Arts 2012. A artista plástica Thaiz Ibanez foi convidada e selecionada pelo comitê gestor da Olympic Fine Arts 2012 (Londres) com a obra „União Olímpica“, que será exposta no Museu de Londres durante os jogos olímpicos de 1 a 7 de agosto. A artista estará presente nesse evento, que é organizado pela Sociedade Chinesa para a Promoção e Desenvolvimento da Cultura e da Arte e que tem como escopo a integração da Arte e o Esporte, com a aprovação do Ministério da Cultura da China e o apoio do Comitê Olímpico Internacional, a Prefeitura de Londres, o Comitê Londrino para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a Associação Internacional de Cultura da China, a Associação de Artistas Chineses , o Instituto de Pesquisa da China, o Museu Nacional da China e a Galeria Nacional da China. (Th. Ibanez)



25.03.2012

Berlim/Paris. Biblioteca político-cultural e círculo de leitura de atualização de conhecimentos. K. Jetz (Colonia/Berlim) e Th. Nebois (Paris/Berlim) doaram à biblioteca do Centro de Estudos Brasil-Europa ca. de 500 volumes de publicações recentes dedicadas sobretudo a temas político-culturais europeus e a movimentos sociais em países da África e da América Latina. Esses livros, na sua maior parte em francês, em alemão e em inglês, deverão ser utilizados por uma rêde de leitura destinada à atualização de conhecimentos. Os membros em diferentes países trocarão comentários por correspondência eletrônica e pessoalmente em encontros. A grande produção publicística dos últimos anos exige grandes esforços dos estudiosos para o acompanhamento de resultados de pesquisas e tendências do pensamento. Os intentos internacionalizadores de conhecimentos exigem também a consideração de publicações referentes a desenvolvimentos culturais e político-culturais de países europeus e de outros continentes. Assim como a Latinoamericanístca e os Estudos Brasileiros fazem parte dos interesses dos europeus, também a Europeística deve ter o seu estudo intensificado a partir da perspectiva latinoamericana. Os trabalhos tiveram início com um levantamento das obras oferecidas, discernimento de temas e prioridades e sua distribuição aos leitores. Os comentários serão publicados em súmulas.



24.03.2012

Rio de Janeiro. Interesse pela obra fotográfica de Cândida Hoefer. A Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira publicou há algum tempo resenha do catálogo Brazil Series de exposição realizada na Art Cologne, em 2005 e publicado em Oslo (http://www.revista.brasil-europa.eu/107/Candida-Hoefer.html). Nessa catálogo encontram-se 11 fotografias de edifícios do Rio de Janeiro. A partir dessa referência, a Sra. Soraya Sampaio Chycko entra em contato com a A.B.E. procurando acesso à obra da artista. Com o apoio do artista e fotógrafo Gerhard Winkler, obteve-se uma visão geral do trabalho diversificado de Candida Hoefer e que engloba obras como Armários como receptáculos do saber (Auf/Zu: Schraenke als Wissensgehaeuse, 2007), Interiores da Basiléia (Basler Interieurs, 2002) e Bibliotecas (Bibliotheken, 2005).




23.03.2012

Hohenstein-Ernstthal. 100 anos de morte do escritor Karl May (1842-1912). No dia 30 de março rememora-se a passagem dos 100 anos do escritor Karl May, celebrado em publicações e exposições em várias cidades da Alemanha, em particular naquelas de seu nascimento, Hohenstein-Ernstthal, na Saxônia, e em Radebeul, onde se encontra um Museu do Índio, integrado na Fundação Karl-May . Há outro museu a êle dedicado em Bamberg e com o seu nome se realizam Festivais em Bad Segeberg, no Holstein. A sua obra e a sua memória são cultivadas pela Sociedade Karl-May. Com os seus contos de aventuras e viagens, sobretudo pelo Oriente Próximo e pela América do Norte, tornou-se muito popular, sendo um dos mais lidos escritores do antigo Império alemão e entre imigrantes alemães no Brasil. Ainda que muitas de suas viagens contadas na primeira pessoa tenham sido produtos da fantasia, marcou a imagem de povos, em particular do índio americano, influenciando a formação de viajantes e mesmo etnólogos que atuaram no Brasil. O estudo da recepção e dos efeitos de sua obra adquirem assim relevância para os estudos culturais, sobretudo para países do Oriente e aqueles com patrimônio cultural indígena. Os seus livros são orientados segundo idéias do homem nobre, de valores humanitários, de amor à natureza e de pacifismo. Entre as suas obras, citam-se Winnetou em 3 volumes; Der Schatz im Silbersee; Am Rio de la Plata); Winnetous Erben e Das Vermächtnis des Inka.



23.03.2012
Berlin. Fundação Albert Schweitzer pelo nosso co-mundo - pela renovação da cultura. A „Albert-Schweitzer Stiftung für unsere Mitwelt“ é uma fundação voltada à proteção e aos direitos dos animais. Ela trata com a indústria para a melhoria de standards de proteção de animais e da oferta vegetariana. Dedica-se à informação de usuários para que cada pessoa tome nas suas próprias mãos responsabilidade pelo levantamento do nível cultural e ético do Homem nas suas relações com os co-viventes. Em ampla campanha que está desenvolvendo na Alemanha, chama a atenção para a questão „Quem é que estamos na verdade comendo?“ lembrando que até mesmo Charles Darwin salientou que os animais sentem, assim como o homem, alegria e dor, felicidade e infelicidade. Mahi Klosterhalfen, da diretoria executiva da Fundação, lembra que êle próprio, no passado, co-financiou, com o seu comportamento,
inacreditáveis sofrimentos, uma vez que a indústria de matadouros não possui a menor compaixão para com reses que são por vezes dilaceradas em vida, suínos afogados em água quente, aves depenadas em vida. A fundação passa, agora a financiar iniciativas que contribuam á mudança dessa situação inaceitável para uma Humanidade culta e civilizada. Informações sôbre a fundação podem ser obtidas na internet sob albert-schweitzer-stiftung.



22.03.2012

Ribeirão Preto. USP-Jazz-Band na abertura da Temporada de Música de Câmara. O Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com o Grupo Pró-Música de Ribeirão Preto e a Fundação D. Pedro II, estará apresentando no próximo dia 27 de março, no Teatro Pedro II, o concerto de abertura da Temporada de Música de Câmara 2012. Do programa constam peças de Pixinguinha e clássicos do repertório jazzístico. (USP)



22.03.2012

Joanópolis. Pesquisa aplicada e revitalização de tradições de Semana Santa e Pentecostes. O coral da terceira idade, vinculado ao Ponto de Cultura local, está desenvolvendo intensas atividades para a revitalização de práticas sacro-musicais de Semana Santa, incluindo a execução de missas com acompanhamento de orquestra e participação no 9° Encontro de Verônicas a se realizar em Atibaia. A preparação das festas do Divino Espírito Santo inclui, segundo a tradição, a organização de Bandeiras e visitas a Pousos com o Afogado. A respeito, a responsável, Profa. N. Rodrigues Gomes, fará uma palestra em Seminário a ser realizado em Aracajú, Sergipe. Também prepara uma representação brasileira a congresso sôbre tradições do Espírito Santo que terá lugar nos Açores, no início de Junho. (N.R.G.)



21.03.2012

Bonn. Panorama de concursos musicais na Alemanha.  No âmbito do Conselho de Música Alemão, o Centro de Informação Musical Alemão (MIZ) registra e documenta estruturas e desenvolvimentos da cultura musical. O trabalho abrange a formação e o ensino musical, o fazer música de amadores, o fomento musical e o exercício profissional da música, assim como a mídia e a economia musical. O Centro é apoiado pelo comissário do Govêrno alemão para cultura e mídia, pela fundação cultural dos Estados, pela cidade de Bonn, pela GEMA e pela GVL. Pela primeira vez o Centro publica estatísticas sobre o panorama de concursos musicais na Alemanha. Aqui são analisadas categorias, alcance e consequências.  Na Alemanha há mais de 350 concursos de música. O programa, de título Concursos Musicais, Prêmios e Bolsas do MIZ  pode ser visitado pela Internet; ali se encontra um calendário com mais de 200 concursos supra-regionais assim como uma seleção de concursos internacionais de outros países da Europa. (MIZ)



20.03.2012

Porto. Falecimento de Dalila Lello Pereira da Costa. Faleceu a filósofa, escritora e poetisa portuguesa Dalila Pereira da Costa, uma das grandes personalidades da vida cultural de Portugal do século XX. Formada em Ciências Histórico-Filosóficas, em Coimbra, em 1944, viveu em São Paulo, entre 1959 e 1965. Também passou parte de sua vida na Bélgica. Entre as suas muitas publicações, editadas pela Lello Editores, pode-se mencionar Duas Epopeias das Américas (1974), Introdução à Saudade (1976), A Nova Atlântida (1977), A Nau e o Graal (1978), Orpheu, Portugal e o homem do futuro (1978), A cidade e o rio (1982), Elegias da terra-mãe (1983), Da Serpente à Imaculada (1984), Místicos Portugueses do Século XVI (1986), Dos Mundos Contíguos (1999), As Margens sacralizadas do Douro através de vários cultos (2006). Poucos dias antes de sua morte, foi visitada pela Arquiteta Alda Santos, em último encontro, quando levou-lhe um livro com desenhos de Júlio Resende.(A.Santos)



19.03.2012

Manchester. Jornada anglo-brasileira - Encerramento: Revolução Industrial, Colonialismo e relações culturais em contextos globais - Pacifico Sul. Encerrando a jornada de estudos realizada em Manchester e Salford, Inglaterra, foram considerados, em sessão no Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E. os seus resultados em relações com os trabalhos recentemente desenvolvidos pela A.B.E. na China e no Pacífico Sul. Esses elos foram tratados sob a perspectiva das relações entre a história do Capitalismo e o Colonialismo do século XIX. Desenvolvimentos analisados em várias regiões da Oceania sob a influência britânica foram considerados sob o pano de fundo dos estudos realizados em Manchester, atentando-se ao estado atual das pesquisas e das tendências do pensamento ali constatados. A Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira publicará relatos dos trabalhos no seu próximo número.



18.03.2012

Manchester. Jornada anglo-brasileira V: Revolução Industrial, Cultural Studies e Midia. Manchester é sede de museus de relevância internacional dedicados à História da Ciência e Indústria e a movimentos político-sociais do século XIX. Essas coleções, entre elas a do WCML (Working Class Movement Library) permitem estudos da vida quotidiana do homem do povo, de suas idéias, sentimentos e modos de agir, do papel desempenhado por Manchester no movimento abolicionista, no feminino e no trabalhista, adquirindo particular significado para os Cultural Studies em contextos globais. Manchester é hoje um dos principais centros de Mídia da Europa, sediando a BBC.



18.03.2012

Salford. Jornada anglo-brasileira IV:Revolução Industrial, restauração religiosa e artes. O caráter cosmopolita de cidades industriais inglesas teve consequências para a vida religiosa, a arquitetura, artes em geral e música. As relações entre o Capitalismo e o movimento restaurativo na igreja Anglicana e no Catolicismo necessitam ser analisadas, uma vez que determinou a fisionomia cultural de muitas regiões extra-européias atingidas pelo colonialismo.  Um dos exemplos significativos da arquitetura do Catolicismo neo-gótico em país anglicano é a catedral de Salford. A consideração do movimento restaurativo católica na Grã-Bretanha é de significado para os estudos de Sigismund von Neukomm, músico que desempenhou papel de importância no Brasil. A cidade e a região de Manchester é até hoje centro musical de importância pelas suas escolas, entre elas o Royal Northern College of Music e a Chetham‘s School of Music.



17.03.2012

Manchester. Jornada anglo-brasileira III: Revolução industrial e história da iniciativa privada na cultura. Manchester possui importantes museus, galerias e bibliotecas originadas da iniciativa privada. Entre elas sobressai-se o The John Rylands Library, cujo nome é o de um empresário que desenvolveu um império comercial baseado em tecidos e na fabricação de equipamentos de imprensa, tornando-se o primeiro multimilionário da cidade. Na sua arquitetura, projeto de Basil Champneys, o estilo neo-gótico procurou demonstrar elos entre o monaquismo e a erudição. Na atualidade, a biblioteca apresenta uma exposição sobre a arte da encadernação e que inclui também vários exemplos do mundo latino, demonstrando caminhos de difusão de estilos e de recepção.



17.03.2012

Manchester. Jornada anglo-brasileira II: Revolução industrial, cultura urbana cosmopolita no século XIX e música. O segundo dia do ciclo de estudos realizado em Manchester foi dedicado a questões relacionadas com o desenvolvimento das cidades industriais no século XIX como centros sui generis de vida musical cosmopolita. Cidades inglesas foram visitadas por músicos de renome internacional, entre êles Sigismund von Neukomm, que, depois de ter estado no Brasil, desenvolveu na Inglaterra grande parte de sua carreira. A passagem de F. Chopin por Manchester encontra-se perenizada com um monumento. O caráter cosmopolita de urbes permitiu a interaçãão de esferas músico-culturais francesas e britânicas. Essas relações foram consideradas em concerto do soprano L. Ashworth e J. Makinson, organista e pianista na Catedral de Manchester com obras de Peter Warlock,Gabriel Fauré, Louis Vierne e Herbert Howells. Considerou-se, nessa ocasião, a influência de G. Fauré na obra de ocmpositores brasileiros.



16.03.2012

Manchester. Jornada anglo-brasileira I: Revolução Industrial, capitalismo e Estudos Culturais. Por motivo dos 200 anos de Charles Dickens (1812-1870), a A.B.E. organizou jornadas de estudos na cidade de Manchester, Inglaterra. Berço da Revolução Industrial, primeira metrópole industrial do mundo, cujo nome ficou marcado pelo „capitalismo de Manchester“, essa cidade inglesa marcou a história cultural e o desenvolvimento de muitas cidades do globo. O tratamento de questões relacionadas com a economia capitalista mostrou-se necessário a partir dos recentes trabalhos desenvolvidos pela A.B.E. na China. Manchester possui importante bairro chinês.Tendo passado por grande período de decadência, Manchester vivencia hoje uma fase de renovação urbana, transformando-se em importante centro cultural. Como sede de  Festival Latino-Americano de Cinema e de ativo Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, é cidade que merece particular consideração nos estudos culturais que relacionam a Inglaterra e o Brasil.



08.03.2012

Atibaia: IX Encontro de Verônicas. O Núcleo de Folclore Pé da Serra da Comissão Paulista de Folclore promove a nova edição do encontro de Verônicas no dia 31 de março, na paróquia de São Benedito, no Parque das Nações, em Atibaia. Serão apresentados e comentados cantos da região e de outras tradições locais. Participarão os Recomendadores de Almas de Bom Jesus dos Perdões e o Grupo Cantante Adoremus de Joanópolis. O encontro contará com palestras de Valter Cassalho e Lilian Vogel. (V. Cassalho)



05.03.2012

Rodeio, Santa Catarina: História e Memória de Rodeios. Publicou-se livro da Professora Iracema Maria Moser Cani sôbre a colonização da cidade de Rodeio, em Santa Catarina. Segundo a autora, „...o trabalho se propõe a contribuir com o resgate cultural do Vale dos Trentinos. Gente nascida nesse recanto esplêndido do Vale do Itajaí, descendentes da imigração italiana das últimas décadas do século XIX, que cultura e enobrece a memória de seus antepassados, e que hoje merece, mais do que nunca, o restabelecimento de sua italianidade dentro de seu aspecto histórico". (J. G. M. Guimarães)



02.03.2012

Berlim. Petição às Nações Unidas para a Conferência Sustentabilidade Rio+20 em Junho. A sociedade mundial de proteção de animais (WSPA) chama a atenção à necessidade de se incluir a questão da mitigação dos sofrimentos dos animais na agenda da Conferência. Esse ponto havia sido incluido nas conferências preparatórias; entretanto, no papel de debates atual das Nações Unidas não se encontra nenhuma sugestão relativa a animais. Por essa razão, a sociedade conclama a todos que assinem a petição para que esse ponto seja incluido na agenda; os presidentes da Conferência Rio+20 devem tomar conhecimento que muitas pessoas de consciência de todo o mundo exigem um melhor procedimento para com os animais. Dia após dia milhares de animais passam pelos maiores sofrimentos na criação industrializada. São mantidos em espaços diminutos, não vêem a luz do dia e não vivenciam a interação com outros animais. Enquanto o consumo de produtos animais aumenta em muitas nações, as emissões prejudicam os homens, a terra, o ar e a água. A WSPA é convicta de que um desenvolvimento global sustentável é plenamente possível também levando-se em consideração o bem dos animais. Uma agricultura sustentável e adequada aos animais melhorará as condições de vida de milhares de seres em todo o mundo. Ao mesmo tempo, uma criação animal menos intensiva levará a uma redução da produção de rações, passando as áreas ao uso da produção de alimentos para o homem, fato de relevância perante o crescente aumento da população do mundo e para o combate da fome e da pobreza. Todos aqueles estudiosos de consciência e sensibilidade  estão convidados a assinar a petição. Trata-se de uma questão não só de compaixão, mas sim de cultura e civilização. Para assiná-la: wspa.de@wspaupdates.org (B. C. Praetorius)



02.03.2012

Ribeirão Prêto. Curso de Extensão Universitária: Música e Emoção. Esse curso do Departamento de Música da FFCL de Ribeirão Prêto da USP tem o intuito de encontrar procedimentos mais eficientes relacionados à excelência da performance musical, assim como abordar a música como objeto de pesquisa envolvendo áreas interdisciplinares tais como psicologia, psicanálise, fonoaudiologia, neurociências, farmacologia, enfermagem e outros. Coordenação: Profa. Dra. Yuka de Almeida Prado e Profa. Dra. Lilian Neto de Aguiar Ricz. Palestrantes: Prof. Dr. F. G. Graeff, Prof. Dr. F. S. Guimarães, Profa. Dra. F. de Lima Osório, Prof. Dr. J. P. Leite, Profa. M. S. Vianna, Profa. M. K. Kodama Higuchi e Prof. Dr. J. L. Oliveira Bueno. As palestras terão lugar nos dias 27 de março, 24 de abril, 22 de maio e 26 de junho. O curso conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto. (R. Gomes Almeida)



27.02.2012
Venâncio Aires RS e Gablonz (República Tcheca): pesquisa genealógia de imigração boêmica. Paulo Fernando Leuckert, da cidade de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, entrou em contato com a A.B.E. por motivo de pesquisas genealógicas que vem desenvolvendo. Por parte de pai é Leuckert, por parte de mãe Pochmann. Em documento que possui, surge o nome de Inácio Pochmann, que nasceu e morreu em Gablonz, atualmente na República Tcheca. Era pai de Ambrósio Pochmann, que nasceu em 1838 e era ferreiro em Gablonz, tendo vindo para o Brasil em 1870. Viajando a Gablonz no corrente ano, P. F. Leuckert procura dar
continuidade às suas pesquisas. A A.B.E. realizou trabalhos sobre a emigração de boêmios ao Brasil na região de Reichenberg e Gablonz em 2011, tendo-se publicado relatos (http://www.revista.brasil-europa.eu/133/Gablonz.html)



26.02.2012
Moçambique - Alemanha. Weiblinger: Exposição de Amâncio Samuel Chivite. Pensar, sentir, alma e espírito. No dia 2 de março, na Casa da Cultura Schwanen, em Weiblinger, inaugurar-se-á exposição de Amâncio Samuel Chivite e que tematiza relações entre pensar,sentir, alma e espírito. Será introduzida por Fritz Rizmann e emoldurada pelo Grupo Musical Christopherus, Laufenmühle. A
Casa de Cultura Schwanen é apoiada pelo Volksbank Stuttgart. A exposição poderá ser visitada até o dia 20 de março. Amâncio Samuel Chivite, de nome tradicional Mavokweneni, nasceu em 1974 em Madjacaze, Gaza, Moçambique. Formado na tradição da arte da cerâmica de Moçambique, aprendeu a pintar com um menino de centro de reabilitação de meninos de rua e que vivia em igreja de Maputo. Em Moçambique, Chivite trabalhou em cursos de artesanato em centro de jovens marginalizados. Através da organização „Amigos da Arte da Educação de Rudolf Steiner“ veio para a Alemanha, onde trabalha desde 2010 com pessoas com deficiências físicas na „Comunidade de Vida e Trabalho Christophorus“.



23.02.2012

De Roraima ao Marajó: cultura do arroz. Maria da Graça Azevedo da Silva modera, no dia 28 de fevereiro, palestra sobre a cultura do arroz em larga escala e as populações tradicionais no SESC Boulevard, Bairro Campina, Belém/PA. A moderadora é Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual do Pará.



23.02.2012

Munique. Composições brasileiras em concerto. As flautistas Gerda Kindler e Shanshan Miao apresentam, em concerto na Erlöserkirche em Munique, no dia 25 de fevereiro, obras do compositor Jean Goldenbaum.



22.02.2012

Colonia. Mudanças no Oriente Médio. A Casa da América e o Consulado Geral dos EUA em Düsseldorf promovem debate sobre o tema „Strategic Changes and Challenges in the Middle East“ com John P. Abizaud, General A.D. do Comando Central dos Estados Unidos no dia 7 de março.



21.02.2012

Berlin. Berlinale. 62° Festival Internacional do Filme. Em encontro de membros da A.B.E. em Colonia, T. Nebois comentou a realização do Festival Internacional do Filme em Berlim. Considerou-se os premiados e diferentes produções. Entre êles destaca-se a premiação de filme de curta metragem pelo DAAD dedicado ao tema „Dar imagem e movimentos à música“. Premiado foi Trevor Anderson do Canadá pelo seu filme „The Man That Got Away“, no qual conta a história de seu tio que, constatando ser homosexual, se transfere da província à cidade grande. O prêmio do DAAD possibilita uma estadia de três meses em Berlim.



18,02.2012

Artes, migrações e processos interreligiosos em contextos internacionais: Ásia, Oceania relacionadas com o Brasil. Com a publicação da edição com relatos dos trabalhos da A.B.E. realizados no Sudeste da Ásia, em 2011, e que tiveram continuidade com estudos realizados na China, em janeiro de 2012, procura-se relacionar agora os conhecimentos adquiridos e as observações feitas com aqueles levados a efeito na Oceania, em particular na Polinésia Francesa e na Melanésia. Um dos processos aqui considerados foi o da expansão do Hinduismo em ilhas colonizadas no passado pelos ingleses. (http://www.revista.brasil-europa.eu/123/Expansao_do_Hinduismo.html) A forte presença do Hinduismo também pode ser verificada no Sudeste da Ásia, em particular na Malásia e Singapura. (http://www.revista.brasil-europa.eu/135/Kuan-Yin-em-Penang.html) O relacionamento de processos culturais com aquele de chineses da imigração deverá continuar a ser tratado nos programas da A.B.E., uma vez que imagem de central significado na religiosidade popular de correntes indo-chinesas também desempenha fundamental significado em expressões religiosas do Brasil.



17.02.2012

São Paulo. Reflexões sôbre programa de concertos internacionais. Emma Souza Lima, presidente da Fundação Souza Lima, prepara programas para as comemorações deste ano dedicadas ao pianista, compositor e regente Souza Lima, uma das grandes personalidades da vida musical de São Paulo do século XX. Entre as obras a serem apresentadas encontram-se obras originais e transcrições de Souza Lima de composições orquestrais, entre outras de Villa-Lobos e do Concerto do Moto Perpetuo de Paganini. Dentre os compositores brasileiros contemporâneos, pretende-se divulgar entre outras, obras de Antonio Fragoso. (E. Souza Lima)



16.02.2012

Tailândia-Vietnam-Malásia-Brasil. Lançamento de edição. Realizaram-se os trabalhos finais e o lançamento da edição de janeiro/fevereiro da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira, abrindo o ano de 2012. Nesse número (N° 135) são apresentados resultados de trabalhos desenvolvidos pela A.B.E. no Sudeste da Ásia, em 2011. Inserem-se na série de estudos realizados por motivo da passagem dos 500 anos da presença portuguesa no Sudeste Asiático, tendo sido os trabalhos da A.B.E. abertos em Singapura, em 2009. Os textos agora publicados dizem respeito mais especificamente à Tailândia; os 500 anos de relações entre Portugal e esse país foram comemorados por instituições portuguesas sob o signo da amizade, tratando-se, agora, de tomar essa dada como motivo para a realização de estudos sob a perspectiva do Brasil. Tema condutor dos trabalhos foi o da internacionalização das ciências, um intuito que vem recebendo atualmente particular atenção por órgãos e fundações. Os trabalhos foram complementados com a consideração de alguns aspectos dos estudos realizados no Vietnam e na Malásia. http://www.revista.brasil-europa.eu/ed.Bispo/Edicao_atual.html



13.02.2012
São Paulo. Alimentos como objeto de estudos culturais. Realizou-se reunião de pesquisadores vinculados á Comissão Paulista de Folclore para a discussão de aspectos relacionados com os alimentos e costumes alimentares como objeto de pesquisas e estudos culturais. Considerou-se o milho, a mandioca, os feijões e os processamentos desses alimentos pelos bandeirantes e viajantes, o fato dos portugueses não saberem inicialmente fazer farinha do milho, e refeições que passaram a ter conotações específicas, tais como aquelas realizadas com arroz vermelho, uma daquelas de mais antigo uso no Brasil. Tratou-se também de questões de origem e de difusão de determinadas formas de preparação, tais como virado de banana e queijo meia cura. (N. R. Gomes)
Se até hoje a consideração na pesquisa de alimentos e modos alimentares tem sido feita mais sob perspectivas do folclore, onde surgem sobretudo como expressões culturais de significado para uma identidade nacional celebrada pelos próprios pesquisadores,  evidencia-se cada vez mais a necessidade de uma mudança ou complementação de perspectivas em direção à consideração mais
distanciada de formas e costumes alimentares como resultados de processos histórico-culturais e, portanto, não imutáveis, passíveis de reflexão crítica sob pontos de vista nutricionistas e éticos. Sobretudo os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela A.B.E. no Extremo Oriente e no Sudeste da Ásia trazem à consciência a necessidade de reconsiderações de perspectivas sob critérios éticos.



12.02.2012

São Paulo. Pesquisa de tradições, patrimônio e revitalização de formas comunitárias. A pesquisa de expressões tradicionais desperta já há muito a preocupação de folcloristas pelo seu desaparecimento, o que é sentido como perda de patrimônio cultural. O empenho pesquisador une-se aqui a intentos de revitalização de tradições, o que tem sido alcançado sobretudo relativamente a expressões populares do culto ao Espírito Santo em várias cidades do interior de São Paulo. Assim, festas que já estavam em decadência em Mogi das Cruzes, São Luiz do Paraitinga, Nazaré Paulista e Atibaia, vivenciam no presente extraordinária fase de florescimento, à qual contribuiram os próprios pesquisadores. Para possibilitar e manter esse desenvolvimento, torna-se agora necessário criar estruturas adequadas para que os grupos se auto-organizem e financiem. Sendo grupos movidos por devoção religiosa, criou-se uma Confraria do Divino Espírito Santo. (N.R. Gomes) Esse desenvolvimento traz à consciência como a pesquisa de tradições e a preocupação patrimonial podem levar à revitalização de formas tradicionais de exercício religioso e de organização comunitária, o que também deve ser, como fenômeno, objeto de estudos culturais voltados ao presente e da auto-refletividade de procedimentos por parte de pesquisadores.



08.02.2012

São Paulo. Propostas de tombamento de expressões de cultura tradicional. No âmbito das discussões patrimoniais, folcloristas liderados pelo Prof. T. Macedo estão tratando com o CONDEPHAAT e com o IPHAN a respeito do tombamento de grupos rituais, iniciando como as várias manifestações de Congos. Atualmente, as atenções se concentram na culinária paulista; a seguir, serão consideradas as manifestações festivas do Espírito Santo. Espera-se em encontro a iniciar-se no dia 11 de fevereiro a participação de autoridades governamentais. (N. Gomes)



07.02.2012

São Paulo. Linguagem do movimento hip hop ne literatura de cordel. Entra em contato com a A.B.E. diretora de grupo permanente de pesquisa GPP de São Paulo que utiliza a linguagem do movimento hip hop para apresentar obra de literatura de cordel. Com esse intento, realiza-se o espetáculo musical „Um rap para Teodora“, que vem alcançando sucesso de público e da crítica. (Telma Dias)



06.02.2011
Blue Mountains, Austrália: 60 anos de subida ao trono da rainha Elisabeth. Tendo subido ao trono no dia 6 de fevereiro de 1952, com o falecimento de George VI, a rainha Elizabeth completa 60 anos de reinado, fato especialmente celebrado em 2012 na Grã-Bretanha e em muitos países dos quais é chefe-de-estado. A história cultural na esfera britânica das últimas décadas não pode ser considerada sem a sua presença. O papel exercido pela rainha no mundo extra-europeu foi considerado no âmbito dos trabalhos da A.B.E. voltados à questão da internacionalização da ciência em visita ao Queen Elizabeth Lookout at Echo Point, sobre o Jamison Valley, Austrália, assim designado desde a sua visita ao local no dia 12 de fevereiro de 1954. Com inscrições em pedra de textos de cientistas e intelectuais referentes à natureza e à vida indígena, a área adquiriu significado emblemático para o tratamento de relações
Cultura/Natureza. Lembrou-se, nessa ocasião, a presença da rainha Elizabeth na inauguração do Museu de Arte de São Paulo, fato registrado em placa comemorativa. No Centro de Estudos Brasil-Europa, expôs-se publicações históricas da época da intronização conservadas nos acervos.



05.02.2012

Frederico o Grande: 300 anos. Iluminismo como patrimônio e a função esclarecedora da Ciência. No dia 24 de janeiro rememorou-se a passagem dos 300 anos de Frederico II da Prússia (1712-1786), uma data que motivou publicações, encontros e debates nos quais foram discutidos aspectos positivos e negativos desse vulto da história prussiana, músico, compositor, amigo de filósofos, tolerante sob muitos aspectos, ao mesmo tempo, porém, militarista e soberano totalitário ávido de poder. Essas discussões, marcadas por ambivalências, dirigiram a atenção ao Iluminismo como expressão de uma época nas suas inserções históricas a ser considerado de forma criticamente diferenciada e, concomitantemente, de um processo esclarecedor que deve ser refletido no presente. Esse debate é de significado e premente atualidade para os estudos culturais, em particular os brasileiros. Durante encontro com a Profa. V. Matos (veja notícia) e em contatos com pesquisadores brasileiros considerou-se o grave problema representado pelo risco de uma instrumentalização da pesquisa para fins outros, inclusive de implicações obscurantistas. Estudiosos da história da música no Brasil, confrontados com o fato de grande parte do patrimônio histórico do país ser constituido por obras sacro-musicais, são levados a aproximar-se de determinados círculos eclesiásticos e confessionais, correndo o risco de a eles inconscientemente servir. Problemas similares se colocam no âmbito da história da arquitetura e das artes em geral, uma vez que grande parte do patrimônio cultural do país também aqui é constituído por igrejas e obras de arte sacra. Folcloristas, que procuram estudar e fomentar expressões tradicionais, sendo estas em grande parte constituidas por festas religiosas, tornam-se agentes nem sempre conscientes de intensificação de religiosidade a partir de formas de expressão do passado. Pesquisadores de expressões culturais de origem ou conotação afro-brasileira, com o sentido metodológico de obtenção de uma visão de dentro, „iniciam-se“ e tornam-se veículos de propaganda e proselitismo, instrumentalizando toda uma área de estudos e prejudicando o seu desenvolvimento, como no caso da Etnomusicologia.  Essa situação nas várias esferas dos estudos culturais é particularmente questionável devido à intensificação de tendências tradicionalistas, fundamentalistas e radicais em esferas religiosas no presente. Isso se constata na Alemanha, onde há grupos que, em nome da religião, dos elos entre o Culto e a Cultura e do retorno da Europa às suas raízes propagam concepções marcadas por intolerância, antisemitismo, racismo e perseguições a minorias. Uma reconscientização da tarefa esclarecedora da Ciência torna-se, assim, prementemente necessária, sobretudo para países de formação colonial e missionária como o Brasil. Para cumprir esse dever, impõe-se dar particular atenção à manutenção de uma distância refletida do observador relativamente a seu objeto de estudo e uma posição auto-crítica com referência às suas próprias inserções em contextos e identificações.



04.02.2012

Lifou, Ilhas Loyalty. Ações comunitárias e tribais na conservação de tradições na Nova Caledônia e no Brasil. Em encontro em Lifou, lnas Ilhas Loyalty, no âmbito do programa de internacionalização dos estudos da A.B.E., comparou-se a ação de comunidades na manutenção de danças e de fomento artesanato na Nova Caledônia e no Brasil, assim como os caminhos percorridos para possibilitar financeiramente as ações. Na Nova Caledônia, são sobretudo grupos inseridos em estruturas tribais que se dedicam à recuperação e prática de expressões tradicionais. Contribuem ao fomento do turismo, sobretudo australiano, e ao desenvolvimento econômico das comunidades. As ações não são inconscientes, mas refletidas, dela participando jovens que realizaram estudos na França ou que possuem contatos com grupos de melanésios que vivem em Paris. Os trabalhos têm continuidade através da constituição de rêdes pela Internet com o intuito de preparação de relatos do encontro para a Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira.



04.02.2012

Franca, SP. Novas expressões na vida cultural de cidades de São Paulo: Orquestra Sinfônica de Franca. Nazir Bittar Filho M.A., que realizou estudos de regência na Grã-Bretanha a partir de 1992 e de musicologia na Alemanha, tendo participado de trabalhos e de colóquios da A.B.E. no seu Centro de Estudos europeu, desenvolve intensas atividades à frente da Orquestra Sinfônica de Franca, São Paulo. Tem procurado fundamentar o seu trabalho culturalmente tendo em vista o fomento dos talentos locais na prática e na criação musical a serviço da comunidade. Para isso, procura caminhos inovativos e inconvencionais.



03.02.2012
Porto. Dona Maria Adelaide de Bragança: 100 anos. A última neta viva do rei D. Miguel completou 100 anos no dia 31 de janeiro. Nessa ocasião foi-lhe entregue, em cerimônia no Centro Cultural de Belém, a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Mérito, atribuída pela presidência da República Portuguesa, representada no ato pelo Chanceler das Ordens, embaixador António Pinto da França. Nascida em St.  Jean de Luz, onde a família estava então exilada, Dona Adelaide de Bragança teve uma vida marcada pelos grandes acontecimentos que atravessaram o século XX, sobretudo durante o período da 2ª Guerra Mundial. Filha mais nova do Duque de Bragança D. Miguel (II) e de Maria Teresa, Princesa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg, cresceu em Seebenstein, na Áustria, tendo estudado em Viena. Com a ocupação nazista, foi presa pela Gestapo. Como enfermeira, prestou auxílio às vítimas dos bombardeamentos, sendo mais uma vez presa. Casada com o médico holandês Nicolaas van Uden, veio para Portugal em 1949, dedicando-se a uma intensa atividade de cariz caritativo, sobretudo através da Fundação D. Nuno Álvares Pereira, situada em Porto B
randão. Esta atividade nem sempre foi bem compreendida durante o período do Estado Novo, valendo-lhe inclusive acusações de simpatia pelo comunismo. A sua vida está contada no livro “A Infanta Rebelde”, da autoria de Raquel Ochoa, publicado em 2011 pela Oficina do Livro. (A. Santos)



03.02.2012

Joanópolis. Folclore-Cultura Viva: Metodologia Científica para a Pesquisa. No dia 12 de fevereiro ocorrerá no EE Cel. J. Ernesto Figueiredo a aula inaugural do curso „Folclore-Cultura Viva“ do Ponto de Cultura „Ora Viva São Gonçalo“ com a presença da Profa. Dra. Myriam Rabaçal, Profa. Dra. Dilma Melo Silva, Toninho Macedo e outros pesquisadores. (W. Cassalho)



31.01.2012

Běijīng/Peking. Observatório de Peking: 15 anos de trabalhos do I.S.M.P.S. na China. Após 15 anos de viagem de estudos e encontros realizados em Macau pelo I.S.M.P.S. por motivo da passagem do território à China, e que levou a trabalhos dedicados às relações da China com o mundo de língua portuguesa na Alemanha, no Brasil e em Portugal, aqui motivando e fundamentando um Simpósio levado a efeito em Lagos e em Guimarães, a A.B.E.passa a dedicar particular atenção à China no ano de 2012 sob a perspectiva da internacionalização da Ciência. Como os trabalhos do passado foram desenvolvidos à luz do papel desempenhado pela Ciência na história das relações da China com o Ocidente, escolheu-se o Observatório de Peking como local de abertura simbólica dos trabalhos, ocorrida no dia 18 de janeiro. Dá-se início, agora, no Centro de Estudos da A.B.E., à elaboração dos relatos a serem publicados na Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira.



31.01.2012
Guimarães 2012 - Capital Européia da Cultura e 15 anos do Simpósio Internacional de 1997. O presente ano é marcado, no mundo de língua portuguesa e de sua irradição internacional, pelo excepcional fato de Guimarães constituir uma das capitais européias da cultura. A formação, planejamento, promoção e execução do programa cultural para Guimarães 2012 está a cargo da Fundação Cidade de Guimarães, criada e constituída por decreto-lei em 2009. No fim do evento, a Fundação será responsável pelo management do legado cultural. O programa de abertura deu-se no dia 21 de Janeiro de 2012. Para a A.B.E./I.S.M.P.S., Guimarães será considerado no âmbito dos trabalhos pelos 15 anos da segunda parte do Simpósio Internacional pela passagem de Macau à China ali realizado em
1997, pela Comissão Municipal dos Descobrimentos de Lagos, organizações internacionais e que contou com o extraordinário apoio de instituições locais. Esse evento apenas pôde ser realizado a partir dos trabalhos preparatórios levados a efeito pelo I.S.M.P.S. em Macau, em 1996/7. Os trabalhos da A.B.E. que dão continuidade a esse programa de estudos sob perspectivas atualizadas foram inaugurados em Peking, no dia 18 de janeiro. (A.Almeida)




31.01.2012


Belém. Palestra sôbre aspectos da cultura do Marajó
. A Profa. MSc. Marinete Silva Boulhosa, especializada em Educação Ambiental, Planejamento e Ecoturismos, mestre em Antropologia, Professora efetiva do IFPa-Campus Belém, profere palestra sôbre o vaqueiro do Marajó, sua vida e cultura no Centro Cultural SESC Boulevard, Belém. (Inst.Peaburu)




31.01.2012


Rio Preto. EaD: Educação à Distância no Brasil
. O desenvolvimento de cursos à distância vem sendo considerado no Brasil como uma possível solução para a obtenção de graduação universitária por pessoas que, por motivos de trabalho, obrigações familiares ou falta de tempo não têm condições de frequentar cursos regulares. Já na década de 70 procurou-se caminhos para a possibilitação de graduação a estudantes que residiam em regiões rurais, sem recursos ou trabalhadores.Tem-se discutido a questão do nível e do sentido do ensino superior nessas situações forçadas por necessidades. No caso do curso EaD da UNIRP, Centro Universitário de Rio Preto, reconhecidos pelo MEC, os estudantes precisam estar presentes apenas uma vez por semana no Polo do Centro Educacional Nossa Senhora da Lapa. Oferecem-se cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. (C.E.Lapa)



30.01.2012

Port Vila/Vanuatu. Brasil-Melanésia: Trabalhos da A.B.E. de internacionalização dos estudos culturais. No âmbito dos grupos constituidos para a elaboração de textos a serem publicados com relatos dos trabalhos desenvolvidos pela A.B.E. na Melanésia, em janeiro de 2012, definiu-se um sub-grupo para o tratamento de questões relativas à República de Vanuatu, o antigo Condomínio de Novas Hébridas. Trata-se do primeiro projeto dedicado a estudos comparativos in loco entre culturas da Melanésia e indígenas do Brasil sob o aspecto da situação dos estudos e das iniciativas locais, com particular atenção a questões relativas à vida cultural, de pesquisas e de valorização do patrimônio cultural nativo em museus e na educação, sobretudo quanto à prática musical infantil. Passou-se a analisar os documentos e registros em filmes, fotografias e gravações realizados durante os trabalhos de campo e os contatos com instituições.



29.01.2012

Sydney. Brasil-Austrália. Trabalhos da A.B.E. de internacionalização dos estudos culturais. Deu-se início à formação do grupo de trabalho para a elaboração dos textos relativos aos trabalhos desenvolvidos por membros daA.B.E. em Syney, Austrália, em dezembro/janeiro de 2012 e que deverão ser publicados na revista eletrônica da instituição. Esses trabalhos retomaram estudos realizados pela organização em várias cidades da Austrália no passado, quando foram tratados sobretudo elos fundamentados nas viagens transoceânicas e suas consequências para o desenvolvimento das Ciências (http://www.revista.brasil-europa.eu/120/OrdemProgresso.html,) em particular através de Darwin (http://www.revista.brasil-europa.eu/119/Tema-em-debate.html). Entre os aspectos considerados, tratou-se da posição da Ópera de Sidney no contexto cultural internacional do Pacífico e da Ásia em geral. Estabeleceram-se contatos com brasileiros que residem na Austrália e que forneceram dados a respeito do desenvolvimento cultural do país sob o aspecto de processos integrativos e das relações australiano-brasileiras.



28.01.2012

Nouméa. Brasil-França-Melanésia: Centro Cultural Tjibaou . Trabalhos da A.B.E. de internacionalização dos estudos culturais. Deu-se início à formação de grupos de trabalho para a elaboração dos textos relativos a trabalhos da A.B.E. realizados em ilhas da Nova Caledônia a serem publicados na revista eletrônica Brasil-Europa. Deu-se continuidade, aqui, a estudos realizados em outras regiões marcadas pela França na Polinésia e no Índico, entre êles no Tahiti e em Maurício (http://www.revista.brasil-europa.eu/125/Polinesia.html)(http://www.revista.brasil-europa.eu/123/Mauricio.html). Os trabalhos foram abertos no Centro Cultural Tjiabaou, um dos mais significados projetos de arquitetura de museus de fundamentação teórico cultural, obra do arquiteto Renzo Piano. Tendo sido discutido em seminários sôbre Arquitetura e Música, orientados por A.A.Bispo na Universidade de Bonn, foi agora ponto de partida para trabalhos relativos à valorização da cultura nativa da Melanésia sob perspectivas atuais em contextos da internacionalização de conhecimentos e de relações entre Cultura e Natureza. As tendências observadas foram discutidas a partir de questionamentos relacionados com a cultura indígena no Brasil e o seu significado para o desenvolvimento de novos caminhos teórico-culturais.



27.01.2012
Brasil-Europa-China. Trabalhos da A.B.E. de internacionalização dos estudos culturais. Deu-se início à elaboração dos relatos dos trabalhos realizados pela A.B.E. em Peking em janeiro de 2012 e que deverão ser publicados na revista eletrônica Brasil-Europa. Esses trabalhos retomaram, sob novos aspectos os estudos China-Brasil que vêm sendo desenvolvidos pela A.B.E. há muitos anos (http://www.revista.akademie-brasil-europa.org/CM03-02.htm). Ponto alto desse desenvolvimento foi a viagem de estudos a Macau e
Hongkong quando da passagem desses territórios à China, em1986, e que levou à realização de simpósio internacional em Portugal e a sessões no Brasil e na Alemanha. A estadia de janeiro de 2012 teve como objetivo retomar e atualizar o trabalho da A.B.E. considerando a atual importância da China no contexto internacional e o crescente interesse que vem despertando entre brasileiros que passam a visitar o país. Entre os aspectos considerados salienta-se o papel das Ciências nos contatos entre a China e a Europa; a Ópera de Peking  e as representações de shows sob a perspectiva de estudos culturais da imagem na politica chinesa foram, também, objeto de especial atenção.



26.01.2012

Rio de Janeiro. Sacra Vox-Música Coral Sacra Brasileira. Durante a sua estadia no Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E., a Profa. Valéria de Matos expôs os resultados dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Projeto Sacra Vox através de dois CDs, acompanhados respectivamente com textos de Carlos Alberto Figueiredo e Ricardo Tacuchian. Um deles é dedicado à Música Sacra Brasileira nos Séculos XVIII e XIX, e inclui obras de Presciliano José da Silva, Francisco Manuel da Silva, Joaquim de Paula Souza Bonsucesso, João de Deus de Castro Lobo, José Maurício Nunes Garcia, Marcos Coelho Neto e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A outra gravação, dedicada à Música Coral Sacra Contemporânea Brasileira, inclui composições de Rodrigo Cicchelli, Eduardo Biato, Pauxy Nunes, Marcos Vinicius Nogueira, Ernani Aguiar, Roberto Macedo Ribeiro, João Guilherme Ripper e Jorge Armando. Salienta-se, neste último a „Tolerância Estética“ na criação musical brasileira, na qual se superou posicionamentos antagônicos entre tendências tonais e atonais, nacionais e universais, entre outras, dando-se lugar a uma miríade de propostas expressivas.



26.01.2012

Visita da Profa. Valéria Matos (Rio de Janeiro) ao Centro de Estudos da A.B.E./I.S.M.P.S.. Professora universitária e Diretora musical da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro, entidade fundada por Cleofe Person de Mattos, principal pesquisadora da obra de José Maurício Nunes Garcia, a Profa. Valéria Matos realiza trabalho de pesquisas sôbre o repertório sacro-musical brasileiro sob a perspectiva de práticas interpretativas como doutoranda do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Tacuchian. Com esse objetivo, dedica-se ao estudo do Motu Proprio de Pio X, documento que marcou o desenvolvimento litúrgico-musical no século XX. Em encontro no Centro de Estudos Brasil-Europa da A.B.E., considerou-se a discussão desse documento sob a perspectiva dos estudos brasileiros que vem sendo desenvolvida desde a década de 70 no contexto pós-conciliar, do papel que nela desempenhou o Brasil, das tendências eclesiásticas e dos aportes teórico-culturais das últimas décadas. Os traballhos terão prosseguimento.



23.01.2012

Rio Branco/Acre. Literatura e experiência urbana - a cidade na Amazônia. A Profa. Dra. Luciano Marino do  Nascimento, Professora-Adjunta IV de Literatura e Diretora de Pós-Graduação da Universidade do Acre, passa a colaborar com o programa de urbanismo e estudos culturais da A.B.E. (http://www.arquitetura.brasil-europa.eu/) como membro correspondente. As relações entre a Literatura e a experiência urbana vêm sendo objeto de seus estudos desde o mestrado, passando pelo doutorado e pós-doutorado, tratando as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Atualmente, pesquisa a cidade na Amazônia. Publicou recentemente dois trabalhos sobre a cidade do Rio Branco na literatura. Vem de encontro, assim, a trabalhos já realizados pela A.B.E. nas décadas de 80 e 90 do século XX. http://www.brasil-europa.eu/Estados/Acre.html (L.M. do Nascimento)



23.01.2012

Ribeirão Preto. Canções brasileiras em universidades dos EUA. Yuka de Almeida Prado, docente de canto do Departamento de Música da FFCLRP-USP, realizará recitais em universidades norte-americanas em fevereiro de 2012. Apresentará um panorama da canção brasileira, de modinhas às canções contemporâneas, incluindo estréias de canções de compositores do Departamento, como Silvia Berg, Rubens Ricciard e Rodolfo Coelho de Souza, além de José Gustavo Julião de Camargo da CCRP-USP. No dia 25 de janeiro, com o pianista Gildo Legure, apresentará um recital na Sala de Concertos da Tulha em Ribeirão Preto. (FFCLRP-USP)



22.01.2012

Rio de Janeiro. Alemanha no programa Ciência sem Fronteiras. A Alemanha, através do DAAD- Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - aderiu ao programa Ciência sem Fronteiras e planeja oferecer até 3 mil vagas por ano a estudantes brasileiros. Inscrições para graduação-sanduíche podem ser feitas até o dia 31 de janeiro, para doutorado pleno, doutorado-sanduíche e pós-doutorado até o dia 17 de fevereiro. As chamadas estão disponíveis no site www.cienciassemfronteiras.gov.br. As vagas em instituições de ensino na Alemanha estão disponíveis na plataforma www.csf-alemanha.de. (DAAD)



22.01.2012

Campinas. Palestra sobre Composição Musical por Jean Goldenbaum. O Jornalzen, comemorando sete anos de existência, promoveu, no Círculo Militar de Campinas, no dia 21 de janeiro, palestra de Jean Goldenbaum sobre Composição Musical. A conferência será seguida por um recital com suas obras, executadas pela pianista Renata Albertin. (J. Goldenbaum)



22.01.2012

São Paulo. Top Leader Training: Despertando o Eu Interior, Worshop do Mtro. Sergio Chnee. Sérgio Chnee, regente e Administrador pela FGV, graduado na Rússia, que atua em conjunto com Adrea Deis, Pedagoga, realiza, no dia 26 de Janeiro, um workshop de aprendizado do processo de autoconhecimento e coaching. O projeto procura oferecer um novo enfoque de vida aos participantes através de uma re-significação pessoal e profissional. (S. Chnee)



22.01.2012

Hannover. Tradutora Ana Maria Federighi Costa Bartelsmeier- Correspondente da A.B.E.. A tradutora-intérprete A. M. Federighi Costa Bartelsmeier, residente em Hannover, Alemanha, passa a colaborar com a A.B.E. como membro correspondente.



22.01.2012

São Leopoldo. Pesquisa genealógica referente a imigrante de Gablonz/Jablonec (República Tcheca). A Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileiro publicou, em 2011, um relato de trabalhos realizados em Gablonz/Jablonec (http://www.revista.brasil-europa.eu/133/Gablonz.html). A 6 de janeiro, o Sr. Werner Kreische dirigiu-se à A.B.E. comunicando que o seu avô, Richard Kreische Filho, nascido em 1902 em Gablonz, tendo estudado de 1908 a 1914 em Teplitz-Schönau, veio com os seus pais para o Brasil, estabelecendo-se como colonos em Erechim-RS. Possuindo históricos escolares e a certidão de batismo, com dados a respeito dos pais e dos avós de Richard Kreische Filho, Werner Kreische desenvolve pesquisas no sentido de levantar outros dados históricos relativos a seus antepassados. (W. Kreische)



22.01.2012

Abertura dos trabalhos de 2012 do Centro de Estudos Brasil-Europa. Tendo ficado fechado nas primeiras semanas de janeiro, quando a A.B.E. desenvolveu ciclos de estudos na Austrália, Oceania e China, o Centro europeu da organização iniciou os seus trabalhos com a definição de grupos de trabalho para a elaboração dos relatos dos eventos e encontros efetivados no Pacífico e no Extremo Oriente. Esses relatos deverão ser publicados nas edições da Revista Brasil-Europa/Correspondência Euro-Brasileira de 2012.





« Notícias anteriores        Notícias mais recentes »